Chega o verão, virada do ano, e em uma época chuvosa em todo país, especialmente no verão, assistimos totalmente atônitos os desastes, as enchentes e as casas desabando nas encostas,l destruindo famílias inteiras e mantendo elas desabrigadas. Os anos de história em que viviam nas suas casa foram tragicamente destruídos por alguns minutos de chuva forte. E enquanto uns coletam doações e fundos para ajudar as vítimas das tragédias, outros veem apontando culpados para responsabilizar, enquanto as autoridades competentes, simplesmente lavam as mãos como se não tivessem nada a ver com isso.
Verão, Chuvas, Tragédias, Recorrências e Especulação Imobiliária
Então quem é culpado disso tudo? Pra falar verdade, existem vários envolvidos em vários cenários que torna o problema urbano e social muito complexo. Primeiramente, o governo, seja na esfera federal, estadual e municipal que historicamente, aplica uma defasada política de habitação, dando margem para especulação imobiliária, retirando todas as chances de uma família conseguir a casa própria e com isso, faz com que a mesma família faça ocupações irregulares em áreas de risco, enquanto as prefeituras, que ao invés de fiscalizar, fazem uma vista grossa, fingindo que o problema não existe. Claro que existem outros fatores como a política séria de transporte público que também agrava o problema, pois muitos postos de trabalho estão localizados nos centros e bairros nobres, pois as ocupações irregulares estarão concentradas nos bairros que abrigam muitos postos.
Seja lá qual for, de nada adianda alertar às famílias que moram em áreas de risco, dizendo que já moram em áreas de risco, como também de nada adianta construir conjuntos habitacionais isolados do resto da cidade, sem nenhum planejamento sério e necessário. Atualmente muitos conjuntos habitacionais construídos nas grandes cidades e arredores, viraram novas favelas, criando novos problema e novos riscos às populações que lá moram. Mas acredito que dar a possibilidade das famílias conseguirem o sonho da casa própria, no lugar que tanto desejam, é preciso combater a especulação imobiliária, que contribui fatidicamente para ocupações irregulares. A especulação imobiliária, tira do cidadão, o direito à moradia, deixando centenas de imóveis ociosos por meses e até anos, favorecendo os capitalistas imobiliários e prejudicando grande parte da população.
Por outro lado, o ser humano como todo, também é culpado por poluir a natureza de uma forma desenfreada, jogando lixo em locais impróprios, sujando as vias públicas emitindo poluentes em nossa atmosfera, sem se preocupar ou imaginar no troco que a natureza pode dar. Sem falar que o nosso planeta Terra está em profunda transformação, o que leva a fenômenos climáticos mais obtusos. O planeta terra é um organsmo vivo em constante transformação e é preciso aprendermos a viver em harmonia com esse organismo vivo para que a própria natureza nos recompense pelo carinho que ela nos dá. Vamos lembrar que verão é estação de curtição e de alegria, e não de tristeza e tragédias. Podemos todos nós, governo e população contribuir para essas tragédias fossem minimizadas.