“Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos.” (Pitágoras)
A falta de educação, combinada com a fome e a miséria, gera problemas sociais diversos (como a violência), chegando a gerar caos em centros urbanos. Porém, de nada adianta colocar a criança na escola, se a própria escola não tem a capacidade de prover uma educação de qualidade, que de fato, capacita o aluno a encarar plenamente o mercado de trabalho e a vida em geral. Infelizmente, grande parte das escolas estão nesta situação. E isto é altamente gravíssimo, pois desta forma, nunca saberemos se vamos ter uma sociedade intelectual e atuante em todas as classes sociais. Não há garantias de que um cidadão formado está apto a encarar os desafios que a sociedade oferece.
Por outro lado, muitos pais cometem a loucura de tirar seus filhos da escola e colocarem para trabalhar, para ajudar no sustento da familia. Eles, na verdade, estão dando o tiro no próprio pé, sem falar que estão roubando o futuro de seus filhos, pois isto traz consenquencias nada agradáveis. Ainda hoje existem crianças nesta situação, e a quantidade é muito maior do que se imagina. Isso não se restringe apenas em lavouras e áreas rurais, como também acontece em centros urbanos. A escola passou a ser o elemento pejorativo e secundários nestas famílias. Outro fator que preocupa os profissionais da área de educação, é a evasão escolar. Um dos principais fatores ligado a este “fenômeno”, é a falta de preparo dos professores em promover o ensino de qualidade, tanto profissional, quanto moral, pois muitos professores estão mais preocupados com o dinheiro que vão receber do que se o aluno está aprendendo a sua matéria. O professores (especialmente os do ensino público), justificam isso devido aos baixos salários, planos de carreira e outros direitos. É preciso investir pesado na educação (como treinamento e capacitação dos professores, maior integração da escola com a sociedade e combate ao analfabetismo, por exemplo), pois desta forma, será possível cumprir esta meta.
Por fim, vale lembrar que a responsabilidade da educação dos filhos são dos pais, mas a escola tem um papel de sua grande parceira na educação dos nossos filhos. Isto significa que nós não podemos jogar toda a responsabilidade da educação para a escola e ficar sem nenhuma preocupação na formação deles. O que ajuda muito também na formação do indivíduo, e o constante diálogo dentro da família sobre as coisas da escola, pois faz com que os filhos estejam completamente motivados em aprender e a encarar os desafios da sociedade. Assim, poderemos dizer: “Educação para todos. Nós podemos!”
Veja mais:
Artigos Relacionados:
- Primeira Meta: Acabar com a Fome e a Miséria
- As Metas e o Discurso do Novo Milênio
- O Dilema Universitário
- Preconceito se Aprende na Escola?
- Sobre Cotas em Universidades