Como eu adiantei em alguns artigos que escrevi sobre os vícios da internet, a internet é tentadora e sedutora, mas se não usássemos moderadamente, pode se tornar cruel. Já vi pessoas tentarem o suicídio depois que tiveram de ter o seu orkut deletado. Agora, com o Second Life, o homem se afasta cada vez mais da sua realidade e mais fácil mergulhará num mundo virtual, fantasioso e ilusório. Então, amigos, podem se divertir a vontade, mas com moderação e respeitem a Vida Real, pois vai chegar o momento que ela será muito importante para você e é justamente a vida real que vai te dar grandes alegrias e tristezas.
Ultimamente tem aparecido muita revista e artigos da internet falando sobre a “grande novidade” que veio para virar febre entre os jovens. O software que permite que as pessoas simulem os aspectos sociais, como ser alguém de sucesso, ganhar muito dinheiro ou então se tornar pessoa importante, ou paquerar qualquer coisa. Bom, eu já vi este filme antes. Não se esqueçam que o Orkut virou febre no Brasil, por causa da enxurrada de revistas e artigos da internet elogiando a rede de relacionamento. Posso lhe dizer que o Second Life seja uma “evolução do orkut”, tanto que as pessoas chegam a ter uma vida paralela dentro do Orkut.
O Second Life, justamente por ser a evolução do Orkut poderemos chamar então do protótipo do Matrix. Não esqueçamos também que com o sucesso do Orkut, veio inúmeros problemas que geraram grandes transtornos dentro do site de relacionamentos, ao ponto de existir grupos que roubam comunidades e perfis ou pessoas que atacam indiscriminadamente os membros. Vai chegar um dia (e não vai demorar muito) que alguém vai usar o sistema de maneira indevidamente. E nem adianta chamar o Keanu Reeves para matar o Smith da vida.