Neste dia tão sugestivo, que é hoje, 11 de setembro, lembramos do grande atentado terrorista contra um dos símbolos da economia e austeridade estadunidense. Eis o famoso atentado terrorista, contra as Torres Gêmeas do Wold Trade Center, em que aviões foram lançados com violência, contra os prédos que concentram empresas que movimentam a economia daquele país e no mundo. Lamentavelmente, este ato, promovido pela loucura da fé, custou milhares de vidas. Mas isso custou muito mais vidas, provinda da ira do Tio Sam, que promoveu duas guerras, para “libertar” o povo da opressão e levar a democracia. Mas hoje, 11 anos depois, vimos que isso, em nada resultou, criando ainda mais o caos para as nações atacadas.
Mas vamos olhando mais pra trás, bem antes desta emblemática tragédia, que praticamente mudou todo o cenário em todo o mundo. Passamos a viver o tempo todo sob a paranóia e controle sobre tudo que acontece e ocorre em nossas vidas. Mas ainda a quase 70 anos, outra grande tragédia, tão emblemática quando esta que acabei de citar, marcaram uma grande mudança em todo mundo, principalmente o Japão. Trata-se dos atentados nucleares Hiroshima-Nagasaki, provocados por Estados Unidos. Hoje, os Estados Unidos choram pela tragédia de 11 de setembro, mas os japoneses ainda choram pelo massacre nuclear de 1945, que custou milhões de vidas a custo de simplesmente mostrar o seu poderio bélico, perante todas as nações.
O mundo assistiu atônito, a queda das duas torres, da mesma forma que assistiu atônito, as explosões atômicas das cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, onde famílias inteiras foram destruídas num piscar de olhos. Claro que houve vítimas inocentes no atentado de 11 de setembro, mas não poderemos ignorar que os Estados Unidos foi uma grande máquina de guerra, que provocou medo e terror em todo o mundo. Claro que o Japão, era a potência imperialista, antes da Segunda Guerra Mundial, mas não era tão assustadora, como é, e sempre foi, os Estados Unidos, que impunham sua cultura e suas vontades, nem que seja pela força, a ferro e fogo. Podem até capturar, julgar e condenar os responsáveis pelo grande atentado de 11 de setembro, mas o medo e o terror ainda vai perdurar sobre toda a humanidade. Ainda vamos ver os Estados Unidos promovendo terror em todo mundo e lucrando com isso.
Não estou dizendo que os responsáveis por estes acontecimentos devam ficar impunes. Mas a que preço, essa ira da dita grande nação americana irá fazer para massagear o ego de maior potência do mundo, a Roma dos tempos modernos? Vidas inocentes ainda estão sendo massacradas, pelo poderio bélico, seja vindo de Estados Unidos, seja vindo de outro país, mas a maioria das vezes, motivadas pelo fanatismo por uma ideologia estagnada e cristalizada por séculos, no meio da parte da humanidade que recusa em crescer, e ainda obriga a todos, por meio da força, a fazer a humanidade a viver no meio das trevas, longe da luz.
Não podemos culpar os povos inocentes de provocarem todas essas guerras e tragédias, tudo isso é fruto de desejo e cobiça dos governantes, que diariamente confrontam entre si, com seus egos inflados e doloridos. Grandes esses egos que transformam a humanidade num verdadeiro barril de pólvora, dominada pelo medo e terror. A nossa tecnologia evoluiu de forma impressionante nas últimas décadas, mas a nossa moral ainda não está muito longe dos homens primitivos, que ainda viviam nas cavernas…