Com um site ou até mesmo um blog, isso não pode ser diferente. Quanto mais acessado for o teu blog, mais caro vai ser para pessoa colocar um banner na tua página. Daí a importância do contador de visitas e maior ainda, das ferramentas de estatísticas, como o Google Analytics, para que o fluxo do teu blog (ou site, se preferir) seja monitorado e a partir destas informações, determinar o preço do banner. Também deve-se levar em conta os recoursos e o tempo para criar e fazer manutenção periódica na tua página, bem como também o esforço para colocar o banner na tua página.
É bom frizar que os blogs com conteúdo colaborativo, educativo ou instrutivo são os mais valorizados, por serem os mais acessados (é o espírito da WEB 2.0). Felizmente, há uma massa muito grande de pessoas que usam a WEB, para adquirir informações construtíva, ao invés de muitas pessoas que usam para futilidades ou para aliviar o prazer. Eu, particularmente, vejo a internet como uma grande mina de ouro. Você pode se tornar milionário só com a Internet, criando idéias inovadoras e saber divulgar para um público-alvo certo, de uma maneira que agrade os gregos e os troianos. Um bom exemplo: devo imaginar o quanto este blogueiros estão ganhando uma grana divulgando o Web Standards por aí a fora, embora seja um tema até então polêmico.
E para encerramos o assunto, se você deseja ganhar o dinheiro com o blog, você deve ter no mínimo, uma mente super-criativa e inovadora que possa atrair uma grande massa de pessoas e é claro, fazer boas jogadas de marketing. E também não deixe de “vender” comodidade ao cliente, implementando recursos em que ele possa se interagir com você, tais como RSS, enquetes, tags (ainda vou colocar neste blog) e muitos outros.