Está cada vez mais difícil procurar desenvolvedores para linguagem ASP e as empresas que têm muitos trabalhos urgentes em desenvolver sites com esta linguagem, acabam tendo problemas (digamos lucrativos) devido à falta de demanta. Vamos às outras justificativas.
- Para quem vivia incomodado com o “espaguete” de códigos de HTML com PHP, o que motivou a troca desta linguagem pelo ASP, agora o PHP está jogando na mesma moeda, criando uma biblioteca de classes que permite a separação do código PHP proprialmente dito com a interface. Com isso o código fica mais limpo e a manutenção é muito melhor do que editando na plataforma .NET, facilitando ainda mais a aplicação de Web Standards nos seus projetos.
- A linguagem PHP é portável, ou seja, roda no Windows, Linux, Macintosh, Solaris, etc, etc e etc, sem nenhum problema, já que o ASP só roda com total eficiência na plataforma do Bill Gates. O PHP roda até no celular e palmtops sem nenhuma restrição.
- A grande maioria esmagadora dos freelancers brasileiros, domina a linguagem PHP.
- PHP é Open Source, ou seja, você pode adaptar de acordo com as suas necessidades.
- O PHP possui muito mais recursos do que ASP e os códigos são mais seguros.
- Por ser Open Source, o custo com a licença é muito menor.
- O PHP tem ótimo suporte a Orientação a Objetos, facilirando a encaspsulamento de certos comandos.
- No PHP, você tem mais facilidade de modularizar o site do que ASP.
- Os grandes sites que usam o AJAX são feitos em PHP, por ter ótimo suporte a essa tecnologia.
- Suporta qualquer tipo banco de dados (até o Access e o Excel, se bobear) sem nenhuma necessidade de configurar o aplicativo SGBD, e além disso, possui a biblioteca bastante portável em vários tipos de bancos de dados.
- E para encerrar, os sites feitos com PHP são muito mais práticos e rápidos de se produzir.
Então, pra que ficar procurando o cara que sabe ASP e SQL Server se o PHP faz muito mais do que o ambiente e plataforma que você necessite e além disso. O trio Apache, PHP e MySQL são excelentes para grandes negócios.