Antes de mais nada, saibam que este não é um guia para usar o Twitter para iniciantes. Este texto é desinado também para os mais cracudos nesta rede social fascinante e também viciante. Mas há aqueles que não gostam e acham que não faz sentido o Twitter. O Twitter tem suas particularidades: por causa da sua simplicidade, não há conceitos de amigos, como é no Orkut e Facebook, mas o conceito de seguidor e seguido e o conceito de amizade é até mais claro, pois as amizades brotam naturalmente através das frases e das twittadas. O twitter serve como ferramenta de relacionamento entre a empresa e o cliente, estreitando os laços no mercado consumidor, serve para informar o trânsito, serve pra dar notícias no mundo, serve para por a fofoca em dia, serve também para protestar, reclamar, namorar, conversar, jogar conversa fora, tudo em 140 caracteres…
Quando lembro do jeito simples e multi-uso do twitter, sempre lembro daquele episódio do Bob Esponja, onde o Lula Molusco abriu o chiclete, mascou e jogou o papel fora. Qual é realmente a utilidade do papel de chiclete? Nada, e assim também pensou o Lula Molusco, ao ponto de jogar ele fora. Mas o Bob, sempre arruma motivo pra irritar o Lula Molusco, descobre infinitas utilidades com o papel de chiclete e se diverte bastante. Era uma diversão estonteante e viciante pra ele. Ele consegue dobrar origamis, fazer aviõezinhos, cueca, helicóptero e ainda fazer as sinfonias de Beethoven com ele, totalmente afinado. E o que fez o Lula Molusco? Ele trocou tudo que tinhas por um pedaço de chiclete, que não serve pra nada. E assim, virou um tremendo de um mico pra ele.
Bom, não estou incentivando ninguém a largar tudo pra usar o Twitter, mas mostrar o que somos capazes de fazer com essa ferramenta, que se torna um grande potencial para a comunicação e ainda pode mudar a história da humanidade, assim como foi no Irã, no Brasil e até mesmo na China, apesar das perseguições e constantes tentativas frustradas do governo.O twitter, sem pessoas, ele apenas é um papel de chiclete, sem utilidade alguma, mas com a cabeças e mentes livres, que é o que a rede social promove, o Twitter pode fazer muito mais do que sinfonia de Beethoven, ele pode mudar o mundo, e sabemos que isto está acontecendo.
Sei que para algumas pessoas, mesmo depois de ler este artigo pode mudar a visão a respeito do twitter ou ainda continuar achando que é um mero papel de chiclete. Aliás, no começo eu pensava assim, e não via utilidade a não ser um papel de chiclete e hoje, o passarinho azul me deu amigos interessantes, me ajudou em muitas coisas que precisava no dia a dia e estou feliz por fazer parte desta mudança, desta revolução que o twitter está promovendo, pois me sinto parte da história e não mais assito. Os acontecimentos que leio nos livros de História deixaram de ser coisas distantes pra mim, pois agora eu escrevo, assim como milhões de usuários do Twitter, coisa que somente ele pode proporcionar. Eu espero também, que caso você, que por algum motivo não tenha o twitter ou deixou de usar a ferramenta, talvez seja o momento para refletir.
Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.