Todas as noites (ou não), ao dormirmos, demonstramos a capacidade de estarmos em outros lugares bem interessantes além da nossa cama, em nosso quarto. Mesmo para quem não consegue ver a rua, consegue viajar o mundo e até mesmo a lugares desconhecidos. Os sonhos, geralmente são as lembranças do que vivemos e do que passamos. Quando estamos perto do grande momento de expectativa, como por exemplo, estar próximo de uma formatura da faculdade, a gente passa frequentemente a sonhar com a formatura . Por outro lado, os sonhos são como acontecimentos que quando eles realmente acontecem, as pessoas tem uma sensação de que já viveram esses momentos antes. Existem também sonhos enigmáticos em que poucos são capazes de traduzir e compreender, o que a maioria das vezes ignoram. Pois não existem sonhos para serem ignorados, por mais esdrúxulos possam parecer.
José, filho de Jacó. |
Os sonhos nos fascinam e nos desde o princípio da civilização e até hoje é um motivo de mistério, que a ciência, ainda hoje, não conseguiu desmistificar. Os sonhos, transmitem mensagens, não importa se é uma lembrança, um aviso ou simplesmente para relaxar a nossa mente depois de um dia longo e cansativo ou para enfatizar as nossa expectativas e ansiedades. Temos a capacidade de lembrar dos sonhos, mas nem sempre temos essa capacidade, pois ela depende muito do quanto cansados estamos ou quando despertamos. Podemos ter vários sonhos em uma única noite, mas portanto, lembramos apenas do último sonho ou de nenhum deles, como há pessoas que nem sonham. Os sonhos em que lembramos, são os chamados sonhos lúcidos em que sempre gravamos em nossas lembranças.
Anotar os sonhos talvez seja a saída de interpretar os sinais e os prodígios que o destino pode demonstrar. Entender eles pode ser uma forma de prevenirmos dos perigos ou se vale a pena a investir em algo que vai lhe afetar pelo resto da vida. Os sonhos são os sinais vivos que conhecem o passado, o presente e o futuro, em que através deles, poderemos saber qual destino ele nos levará se escolhermos este caminho ou aquele outro. Com os sonhos, somos capazes de compreender o destino que reserva. Eles podem ser portanto, ferramentas muito importantes para psicologia no futuro, que ajudam a esclarecer muitas dúvidas que nos assombram a respeito de nossas vidas. Talvez, se a gente trabalhar bem e entendermos eles, talvez as coisas estariam bem mais esclarecidos a nosso respeito, que nos dá mais confiança em mostrar nossa atitudes, por mais loucas que sejam.