O Que Fazer Para Combater a Corrupção?

postado em: Cotidiano, Governo | 0
plenario
Por que há tanta corrupção no meio político brasileiro? Seria cultura ou omissão popular?

Questionamos várias vezes sobre a possibilidade do Brasil se tornar um país rico e desenvolvido, e até mesmo criarmos uma possibilidade de ser uma potência mundial. Mas por outro lado, o Brasil está tendo sérios problemas culturais, especialmente a respeito da corrupção. Acabou-se que é comum dizermos que a corrupção está incrustada no dia a dia do brasileiro, desde o “descobrimento do Brasil”, pois como alguns podem afirmar que o Brasil já fora descoberto antes do Cabral. Mas para combater a corrupção, é preciso também mudar a cultura brasileira como todo, o que envolve o trabalho dos meios de comunicação, escolas, empresas, entre outros…

Poderia até mesmo afirmar que isso seria uma forma de manipulação de massa para o bem. Embora a população brasileira, esteja acostumada a fazer tais práticas de manipulação em massa, isso não seria nada vantajoso, da mesma forma. Muitos são obrigados a votar, mas são pouquíssimos que gostam de política,  interessam por política, pois estão conformados em serem roubados e enganados pelos políticos, mesmo sabendo que isso não é bom. Ou seja, a pessoa, acostumada com isso, não se conforma, pois o povo brasileiro, no geral é muito passivo, pois espera muito que vem dos terceiros.

Então, acabamos por criar uma cultura de que todo o político é ladrão, criando uma cultura de politicofobia, ou seja, as pessoas terem qualquer aversão à política, e o pior, não fazer nada para mudar o quadro que assola dentro do nosso país. Então o que fazermos para combater de fato a corrupção? E primeiro lugar, sair do comodismo e praticar verdadeiros atos de cidadania, já é um grande começo para podermos mudar o nosso país. É preciso acabarmos com a politicofobia, sairmos do nosso comodismo, e praticarmos atos de cidadania, ou seja, cobrando às autoridades e chamando a atenção sobre as melhorias e as necessidades da população. A melhor forma de fazer isso é votando de uma forma consciente, eleger somente àqueles que estão comprometidos a construir a nação, não governando para um pequeno grupo, mas para todos. Claro que nem todos tem capacidade de votar conscientemente, e acabam votando através de trocas de favores, favorecendo ainda mais população. Daí, a desobrigação do voto e tornando o mesmo distrital, deve ser levantado em consideração, para fortalecer a democracia no Brasil. Pois enquanto houver poderosos, com poder de manipular as massas, a democracia nunca existirá. E com isso, a corrupção continuará dominante no cenário político.

Além disso, não basta cobrar dos políticos, a honestidade, se nós não formos honestos. Isso também tem que partir de nós, cumprindo a lei, e a honestidade. Sei que alguns políticos criam leis baseadas em interesses próprios, mas mesmo assim, tem de ter a consciência de que tendo o governo que atenda para todos, o governo será recíproco. Não é a toa que dizem que cada povo tem o seu governo que merece, pois se o povo é corrupto, o governo também será. E isso deverá estar incrustada fielmente na educação e formação do indivíduo. Assim, com toda certeza, podemos dizer que o Brasil se tornará país desenvolvido e uma potência mundial, não uma nação amarrada no atraso, onde futebol, carnaval e samba é mais importante que qualquer coisa que faça o indivíduo evoluir.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de