Muitos devem questionar a questão do namoro prejudicar a vida social das pessoas, ou seja, a pessoa passa a se afastar dos antigos amigos, para viver com seu namorado e quando o mesmo namoro termina, a pessoa acaba retornando para os antigos amigos. Eu penso que isso nem sempre acontece, pois é muito difícil uma pessoa acaba retomando a sua antiga amizade, logo após da mesma ser rompida, por conta de relacionamento amoroso. O que acontece, é que as pessoas, quando iniciam um relacionamento amoroso, acabam se isolando de todos. Muitos por conta de ciúmes, ou pela pessoa querer ficar o mais tempo possível com a pessoa amada, o que isso é até louvável.
Eu penso que um relacionamento é um catalisador de relacionamentos de todos os tipos, seja de amizade, familiares e até mesmo profissional. E embora possa parecer um romantismo poético, tudo muda a sua volta e isso realmente é verdadeiro. É uma grande falácia afirmar que a pessoa se desfaz de todos os seus amigos, para poder viver feliz em sem namoro, o que não é verdade. Na verdade, o namoro ajuda a verificar quem realmente é amigo de verdade, pois se a amizade impede de viver o verdadeiro amor, um amor que não proíbe da pessoa manter livremente os seus contatos, este sim deve ser descartado. Vale lembrar que há muitas pessoas interesseiras que não pensam no bem da mesma, e por consequência, vai querer prejudicar o seu namoro.
O namoro, quando faz os entes crescerem, ele ajuda a olhar melhor as pessoas com quem tem estamos andando tendo contato, com quem vamos andando. Obviamente isso irá gerar conflitos, sejam eles internos ou externos, mas quando a pessoa examina bem a sua consciência e analisa o seu coração, sabendo o que irá trazer felicidade, ele irá tomar uma decisão sensata, em nome da sua verdadeira felicidade. Há muitas pessoas que estão contigo pelo que você tem, não pelo que você realmente é, e um relacionamento amoroso é uma grande chave para determinar se quem está convivendo ao seu lado, é uma pessoa certa e merecedora de sua amizade, se seu amor, a ponto de compartilhar as alegrias e as tristezas.