|
O tempo se mostra implacável para todos, deixando muitos a beira da loucura. |
Horário ou produtividade? Essa é uma pergunta que deixa em xeque, uma onerosa relação patrão-empregado. É uma questão até então muito polêmica, pois há muitos que cumprem fielmente o horário, que não são nada produtivos, como há aqueles que tem dificuldades de chegar no horário, por razões diversas, que consegue mostrar o trabalho e ainda darem um show de produtividade. Analisando os dois funcionários citados acima, qual dos dois mereceria o aumento? É uma pergunta tão relativa que praticamente não tem respostas.
Isso porque em algumas firmas, o horário é mais importante que a produtividade, pois existe o chamado horário de atendimento ao cliente, ou seja, quando o cliente chegar neste horário de atendimento, ele deve ser atendido. Em profissões criativas (que trabalham em projetos), a produtividade e que leva mais em conta. Neste caso, o que importa, é o projeto estar entregue pronto no prazo. O cliente não quer saber se este profissional chega atrasado todo o dia, e sim se ele entrega o trabalho.
Não existe meio termo entre eles dois. Horário e produtividade se confrontam entre si. Infelizmente, há empresas que usam esse artifícios para escravizarem seus funcionários, tirando deles, todo o tempo livre que era reservado para o lazer, a família e para seus projetos pessoais. Como há empresas que usam o termo “família”, “vestir a camisa da empresa” e jogam para todos o discurso de compromisso e dedicação, para que os pobres funcionários se dediquem apenas a família, praticamente esquecendo a vida que há la fora. O funcionário trabalha para se sentir útil na sociedade e garantir um bem estar para si e para a sua família (a que está em casa), não para a “família”, que pode sumariamente te expurgar, simplesmente por escrever um texto como esse, por exemplo, ou por um momento de distração, entrou em uma rede social.
As leis trabalhistas devem favorecer com que o patrão e o empregado saiam ganhando, e não apenas um dos lados. Cabe a ambos discutirem sobre a importância do horário e da produtividade, para garantir o sucesso profissional.
Artigos Relacionados: