Segundo a Wikipédia, Democracia, é um regime, em que as decisões importantes para o funcionamento e as estruturas do país, são destinadas ao povo. A democracia possui também mecanismos para evitar a famosa tirania da maioria, pois ela tem que atender todas as camadas populares. A democracia, acima de tudo, tem que representar todo o povo de um determinado país. A democracia nos dá a ideia de que não somos um simples grupo de pessoas, um simples país, que tem apenas uma bandeira, mas sim um povo unido em sem propósito, formando uma verdadeira nação unida, sim uma Nação. Vemos também na Wikipédia, a lista de países, ordenados pelo índice de democracia. Vemos a Noruega no topo, considerada uma democracia plena, e o Brasil, como democracia imperfeita. Claro que vemos também os regimes autoritários, como China, Coreia do Norte, Marrocos, entre outros.
Existe Mesmo a Democracia no Brasil?
Mas cai aí uma pergunta. Embora, o Brasil seja considerada, uma “democracia imperfeita”, ela de fato existe? É uma questão muito complexa que nos leva a pensar e a refletir por um bom tempo. Para quem não sabe, a democracia, o poder dado ao povo, em países como Brasil, é exercido pela massa popular, que vende seu voto em troca de favores, que seja uma cesta básica, presentes, dinheiro, emprego temporário e outras coisas que favorecem o coronelismo. Sim, ainda vivemos nos tempos dos coronéis, do chamado voto de cabresto, por meio de coerção da ação das milícias e do tráfico, que forçam os mais pobres votarem em um determinado candidato, sob severas ameaças. Isso sem falar da manipulação da mídia e das religiões, que induzem o eleitor a votar no candidato preferido pela mídia ou indicado pela igreja, como forma de “evangelizar” o governo.
Existem também meios que afligem a democracia, como uma série de leis arcaicas e atrasadas, como o voto obrigatório e serviço militar obrigatório, e também uma série de leis, que só servem para se autopromoverem, em troca, a população só paga pato. Sem falar que existe uma total falta de transparência dos políticos a respeito de suas atividades, e darem as satisfações devidas para a população, pensando somente neles mesmos. Eles foram eleitos sim, como representantes do povo, foram eleitos “democraticamente”, mas o que acontece, é que ainda vivemos uma ditadura, uma ditadura, que só favorece os ricos, e massacra as populações mais humildes, que ainda tem que sofres com a violência e ameaças de bandidos de toga, que querem se manter no poder, para simplesmente, promover fome, miséria e humilhação. Vale muito a política do pão e do circo, do que dar a dignidade à população.
Engraçado pensarmos que em uma nação dita democrática, elegemos sempre os mesmos corruptos, os mesmos ladrões, mesmo com claras provas e denúncias de que não são nada dignos de representar o povo, porém, mesmo assim, eles sempre estão lá. É muito complicado falar que existe democracia no Brasil, quando a maior parte da população está manipulada. Não se pode fazer nada, sem consultar a mídia ou a igreja, que por outro lado, também faz o seu papel de manipulação coletiva. Então, logo respondo que em meio a todos os problemas, com a corrupção generalizada, nós não somos um país democrático seriamente. Não passamos de bonecos de marionete dos poderosos, que apenas querem usar o seu poder, para tirar a sua vantagem. Enquanto a população não acordar para isso, estaremos eternamente presos nas amarras do passado. A corrupção destrói a democracia, e isso tem que ser combatido.