Ao longo de nossa vida, passamos por muitos desafios, grandes desafios. Como também passamos por muitas tribulações, dificuldades e sofrimentos. Às vezes, sofrimentos causados por nós mesmos, às vezes, por terceiros, e sofrimentos tem sido um desafio para a vida de todos nós. Mas cabe a cada um de nós saber e aprender a lidar com essas mazelas que passamos ao longo da vida. Cabe a cada um de nós, aprendermos a superar tudo isso e compreendermos o motivo de tudo isso. E é isso que nos leva a termos uma maturidade.
Muitos almejam uma vida sem sofrimentos, sem riscos e principalmente, sem mudanças. Mas entendamos que a vida em que vivemos, é um grande teste, e que não viemos aqui sem propósito. Diferentemente do sacrifício, o sofrimento é involuntário. Existem várias causas por existir tanto sofrimento em nossas vidas, mas boa parte, é por causa de nossas falhas, medos, desistências, mas como também por sermos nós mesmos, por sermos sinceros e verdadeiros. Inevitavelmente, aquele que sofre, e supera com sabedoria, tem maior propensão ao amadurecimento.
Não importa o quão difícil seja a nossa dificuldade, mas é bom lembrarmos que tendo a sabedoria em encarar os nossos sofrimentos, acabamos tendo uma gama de experiência. Você verá que a maturidade não tem a ver com tempo de vida, mas com a forma de levar a vida com otimismo e alegria. Ninguém gosta de sofrer, não é isso que estou dizendo, mas digo que o sofrimento é um ótimo catalisador para o nosso crescimento pessoal, para a nossa maturidade. Deixamos de ser meninos ou meninas, para tornarmos homens e mulheres de verdade, pessoas de fibra e coragem, graças às tempestades que passamos.