Como muitos dizem, para se terem frustrações, basta termos expectativas. E são as expectativas que nos levam geralmente a satisfação ou à frustração, mas na maioria dos casos é na segunda tentativa que ocorre, e sei que todos podem concordar com isso. Mas saiba que expectativa é diferente de esperança, embora haja uma relação entre elas. Quando lutamos por ela, mesmo com as frustrações da vida, passamos a ter uma esperança, pois assim, não desistimos jamais dela, mesmo que seja a última coisa que façamos. Quando a gente deseja e fica geralmente só no desejo, acabamos criando expectativas. Muitas vezes criamos expectativas muito maiores que planejamos e desejamos, acabamos esperando demais das coisas e das pessoas, e por fim, acabamos nos frustrando por não termos as nossas expectativas atendidas.
Frustrações fazem parte da nossa vida. Encaramos elas, quando somos reprovados no vestibular, quando não conseguimos o emprego que queríamos, ou não ganhamos um prêmio. Como foi dito anteriormente, passamos a nos frustrar com várias coisas que chegamos a achar injustas, o motivo de não termos conseguido o que tanto queríamos. Devemos sim, aprender com as frustrações e não deixarmos ser consumidos por elas. São as frustrações que nos devem dar impulso para tentarmos novamente, ou pensarmos se vale a pena investir naquilo que estamos tanto investindo. As frustrações são um mecanismo importante para nos ajudar a descobrir o sentido para a nossa vida, pois nos ajuda a pensar sobre os nossos desejos, expectativas e sonhos. Mas o que não podemos fazer, é desistir dos nossos sonhos.
Logo, as expectativas atendem a desejos e esperanças atendem a sonhos. Desejos, nem sempre são sábios e são muitas vezes momentâneas. Muita das vezes não sabemos o que queremos e trabalhamos pra comprar coisas que às vezes não precisamos. Lutamos por uma coisa que não necessitamos. Mas sonhamos por aquilo que realmente desejamos profundamente, ser verdadeiramente o que nós somos, para a busca completa da nossa felicidade perfeita e plena. Expectativas, por alegria momentânea, ou por somente para satisfazer seus egos, são grandes candidatos a gerarem frustrações. Passamos por muitas batalhas na vida e devemos acima de tudo não deixarmos de voar jamais.