Vimos, assistimos e vivemos recentemente, diversos acontecimentos sobre a criminalidade no Rio de Janeiro, onde tragédias ocorreram e no final, teve de ser necessário ação militar para poder ocupar as favelas cariocas. Portanto, ainda falta muita coisa a ser feita pra transformar Rio de Janeiro em uma cidade segura, mas é claro que reduzir a criminalidade a zero, é uma tarefa impossível, porém, é possível sim em transformar em uma cidade segura, onde as pessoas não tem de se preocupar com nenhum tipo de crime e andar tranquilamente pela cidade, seja em bairro nobre, seja em favelas. Se nem mesmo Rio de Janeiro e muitas grandes cidades do mundo inteiro grande cidades conseguem, como poderemos então viver em um mundo seguro, onde ameaças de guerras, conflitos e criminalidade, estão gerando medo e terror por todo os lugares do mundo. Em todos os lugares do mundo, seja em grandes centros urbanos, seja numa cidadezinha do interior, existe e existirá a criminalidade.
Não venho falar aqui de paz, pois não acredito que a paz será obtida única e exclusivamente por agentes externos. Mesmo que haja um policial a cada esquina, é possível que a pessoa não consiga viver em paz e ainda sim, sentir-se insegura, mas aí vou acabar entrando em assuntos complexos da área de Psicologia, mas vamos falar sim da segurança pública, que é o assunto do post. Atos violentos geram traumas sim , ao ponto de um simples bater martelo em uma madeira na cidadezinha do interior, a pessoa ainda pode interpretar como tiro e se esconder, pois ela passou por muito tempo nessa agitação e com esses atos violentos. Esses atos criminosos por mais forte que seja a pessoa, ela provoca desenquilíbrio psicológico da pessoa, gerando traumas.
É preciso portanto investir pesado na segurança pública, que vai desde o patrulhamento, realocação dos agentes, formação do caráter dos agente e principalmente, erradicar a desigualdade social, em toda a sociedade que drasticamente reduzirá os índices de criminalidade. Claro que não chegaremos a uma paz utópica e filosófica que todos desejam, pois mexer com a natureza humana, é uma tarefa para séculos de prazo, mas é uma vida confortável que contribui para a qualidade de vida.