Em países em que existe uma clara atividade corrupta, como o Brasil, muitos reclamam de estarem pagando impostos, e de que os mesmos se constituem em roubo. Mas é um recurso para que a máquina pública, digo o governo possa funcionar corretamente. O problema, neste caso, não são os impostos em si, mas a forma em que os mesmos são cobrados essa arrecadação de impostos está sendo utilizado. O imposto nada mais é do que uma forma do governo se sustentar e é a principal fonte de renda do mesmo, pois sem ele, não existe governo e nos tornaríamos uma sociedade anárquica, o que por fim, seria um bom assunto, mas fica pra outro post.
O famigerado cobrador de impostos. |
Em países como Brasil, temos uma alta carga tributária, e tanto no Brasil, quanto em muitos outros países, a carga tributária fica maior entre os pobres, e menor entre os ricos. O que seria um sistema extremamente injusto, pois isso faz com que os ricos se enriqueçam ainda mais, e os pobres permaneçam sempre pobres ou piorando ainda mais, favorecendo assim, um sistema de castas dentro de uma sociedade, aumentando ainda mais a desigualdade social e causando diversos problemas sociais, como a violência urbana, a favelização das cidades, a criação do mercado negro, e o estímulo à sonegação dos impostos.
E isso mostra mais claramente entre os brasileiros. Em qualquer coisa que você faça que envolva “dinheiro”, você já paga imposto. Você paga imposto para receber seu salário, paga imposto para sacar dinheiro (este extinto, por enquanto), paga imposto para comprar comida, paga imposto para ter seus produtos eletrônicos, paga imposto para fazer suas ligações ou acessar a internet, paga o imposto para se fazer um conserto ou manutenção, e até mesmo para estudar [1]. E o pior que não temos como escolher em não pagar ou não pagar, e como o nome diz, é o pagamento imposto de todo o cidadão. Claro que teríamos um grande prazer em trabalharmos até 150 dias, somente com o pagamento de impostos, se tivermos um governo justo, sério e transparente, que aplique corretamente esses recursos para o bem de toda a população, seja na esfera federal, estadual e municipal, independentemente de partido político ou pessoa que está assumindo o cargo no poder executivo, pois o governo democrático não é constituído de uma única pessoa.
Para tornar justo, a retirada do nosso suado dinheiro que lutamos diariamente, basta que cobremos dos nossos governantes e políticos, o fim da corrupção, o fim dos privilégios, pois os mesmos usam e abusam do nosso dinheiro sem dó, nem piedade, e fazer com que os mesmos façam trabalhos para beneficiar toda a população, pois é para essa finalidade que existem os tributos, pois o governo foi feito para servir à população e que o povo é mais que patrões que pagam diariamente uma gama enorme de fundos, e o mesmo povo espera o retorno satisfatório. Não adianta criar “mercados negros” ou sonegarmos impostos, pois deixaremos de ajudar um governo sério a fazer seus trabalhos. Assim, quando o povo começa a construir uma sociedade mais justa, talvez repensemos da melhor forma, a pergunta que figura o título deste texto.
[1] Como pode ter percebido, os impostos e tributos citados, são do Brasil.
- Portal da Transparência nos Recursos Públicos Federais (para saber por onde anda o dinheiro dos tributos brasileiros)