Objetivo: Antes de pensar em fazer qualquer coisa na vida, inclusive o blog, você deve pensar no porque quer fazer o blog. Se é para diário pessoal, notícias, dicas, idéias, pornografia, religião…seja qual for o assunto, é importante frizar a viabilidade de se usar o blog ou então o site comum. Lembrando que no site comum, você tem infinitos recursos para ajustar do jeito que você quiser, mas é bem necessário ter conhecimentos em programação web (HTML, CSS, Java Script, XML, etc), mesmo se você usar ótimos gerenciadores de conteúdo como os da Vignette, e para se livrar dos anúncios e ter uma boa qualidade na conexão, é necessário pagar por um bom provedor de hospedagem e nome de domínio. Por outro lado, com o blog, você pode ter certas limitações com muitos recursos, pois você não tem acesso direto aos servidores provedor de hospedagem dos blogs mas em compensação, não tem a necessidade de conhecer a programação web e o custo é muito menor que que se for com site comum.
Público-Alvo: É importante também saber o seu público-alvo. Embora qualquer pessoa acesse o teu blog, a determinação do público-alvo vai te ajudar a publicar os conteúdos de maneira relevante, criando uma certa identidade. A vantagem do blog em relação ao site comum é que você pode mudar os temas e o público-alvo, sem causar grandes impactos, desde que seja feito gradativamente.
Interface: Procure manter a interface limpa, organizada, agradável ao leitor (não somente para você) e legível para todos. Não exagere nas imagens, decorações e scripts e o texto tem que ter destaque.
Recursos: Procure manter até no máximo 10 textos na home do teu blog para ser carregado rapidamente até em computadores conectados a internet por acesso discado. Use recursos que achar viável, dependendo do objetivo e teu critério. Não seja o entusiasta. O excesso de recursos fará com que teu blog leve “horas” para ser carregado totalmente, causando danos na audiência. Existem diversos reursos como livro de visitas, contadores de visitas, enquetes, vídeos e muito mais, mas como eu tinha dito, vai de acordo com o teu critério e com o teu objetivo.
Conteúdo: Use o teu objetivo como teu guia ou trilho. O slogan e a descrição do blog devem estar de acordo com o objetivo. Procure ser atualizar periodicamente para manter audiência do teu blog. Você tem todo direito de decidir se vai padronizar as fontes ou se vai variar de acordo com o estilo do texto ou humor. E é claro, procure respeitar a tua privacidade. Ela é como uma faca de dois gumes e também é a chave para tua segurança.