O depois de dias sem falar da tecnologia, o Baú do Valentim volta ao tema, para analisar as duas melhores ferramentas de Blog. O Blogspot, que pertence ao Google e o WordPress da Auttomatic. Eu testei o WordPress e achei muito bom, mas tanto no Blogspot, quando no WordPress, têm seus pontos negativos. Vamos ao análise:
Blogspot:
Pontos positivos: É versátil e possui ferramentas muito boas com widgets editáveis. Também é possível inserir separadamente o código de HTML e JavaScript ou até mesmo flash, mantendo a integridade da página. Também podemos destacar a praticidade do arquivamento do histórico do arquivo, que pode colocar em modo hierárquico. Também pode-se editar o HTML da página, permitindo a total liberdade de edição de layouts. Além disso, ele se integra aos diversos serviços do Google, como o PicasaWeb, para o armazenamento de fotos.
Pontos negativos: O suporte multi-página só é restrito a postagens, e não é possível criar páginas extras do tipo “sobre mim” ou “outras informações” e não possui a ferramenta de importação de postagens, o que torna a migração bastante massiva.
WordPress:
Pontos positivos: Possui o grande diferencial em ter suporte multi-pagina, permitindo que crie páginas extras além das postagens, além de ter a maior variedade de ferramentas para o blog, como calendário de posts. Os blogs de acesso restrito são mais flexíveis do que do blogspot e para finalizar, é possível fazer a edição personalizada do CSS e ainda importa posts e comentários, tornando a migração bastante prática.
Pontos negativos: Não é possível editar o HTML do blog do WordPress e o limite de upload de imagens é muito limitado (50MB) em relação ao do Blogspot (1GB).
O que me fez ficar com o Blogspot, foi pelo fato de poder editar HTML, o que me dá a liberdade de implementar as ferramentas como o Google Analytics (embora no WordPress também tenha ferramenta de estatísticas, porém mais fraquinha) e também pelo limite de upload de imagens. Mas em compensação, o suporte a multi-páginas bem que poderia existir no Blogspot, não é?
Estes são alguns pontos que apresentei. Se alguém tem mais pontos positivos e/ou negativos, pode apresentar para o Baú, enviando comentários. E para quem estiver curioso, eu testei no endereço baudovalentim.wordpress.com, porém, é de acesso restrito, pois todos os posts e comentários deste blog estão lá também, graças a ferramenta de importação. Quem quiser ver, favor informar o login da conta do wordpress para conceder o acesso.