No artigo anterior, apresentei detalhadamente o Admirável Mundo Novo, com suas características mais perenes e interessantes. Como eu tenho dito neste outro artigo, disse que não estamos muito longe de entrarmos todos nós neste mundo frio e chocante pra nós, mas vamos ser felizes por pertencer a este mundo. O que significaria o fim da humanidade (ou não). Também disse que existem acontecimentos citados no livro que já ocorrem nos dias de hoje. Aqui, vamos listar alguns destes acontecimentos.
- Clonagem de Seres Vivos: Ou o chamado processo Bokanovsky, como é retratado no livro. A clonagem já é feita em animais para melhorar a produção animal, por exemplo. A clonagem já é real, mas ainda não é feita clonagem humana, não por causa dos avanços científicos, pois isso já é possível, mas por causa das autoridades detentoras do politicamente correto (as entidades religiosas, principalmente), que impedem que tipos de experiências sejam feitas. Mas ainda não vai demorar muito para que um cientista possa mostrar um ser humano clonado e será demonstrado na mídia. Diria que será o Galileu Galilei dos tempos modernos. (ver A Magia da Tecnologia)
- Drogas e Entorpecentes: São outro ponto predominante da obra, onde o povo é “obrigado” a tomar uma droga conhecida como soma, uma droga que mexe com a personalidade e com o consciente do indivíduo. A pessoa perde completamente a noção de quem ela realmente é ao invés disso, permite ser orientada por lavagens cerebrais hipnopédicas (termo usado no livro) e prazeres da carne, para garantir a satisfação. Portanto, hoje, as drogas e entorpecentes são proibidas e ilícitas, mas há correntes para legalização das drogas, não somente para quem quer usar as drogas, mas há correntes no poder que vêem isso como ponto vantajoso. Mas a aqui discutida, não é a segurança pública. É o controle, o poder. As drogas, como é dito no livro, vão ser a principal fonte de controle absoluto de toda a população. (ver Em Busca do Controle Total)
- Educação e Manipulação: Com avanços tecnológicos, a cena clássica do aluno pegar o caderno na sala de aula e olhar atentamente para a professora explicando matérias no quadro-negro se tornará coisa do passado, o que aliás, isso já está se tornando. Estão prevendo até mesmo o fim da profissão de professor, onde todos serão autodidatas. Mas como no futuro, previsto por Aldous Huxley, o conceito de família será inexistente e até mesmo ar, como eles vão aprender alguma coisa? Quem irá dar educação moral? Claro que será o governo. Mas de uma forma peculiar. Através de um método que nós conhecemos como lavagem cerebral. Uma sequencia de repetidas frases bombardeando o inconsciente da pessoa, o que seria uma forma de manipulação. E isso existe nos dias de hoje? Sim e não. Ainda vemos aquela cena clássica cena da sala de aula, mas somos o tempo todo tendo nosso inconsciente bombardeado pela mídia, o que influencia sutilmente na nossa formação moral. Outro item interessante notar, é que a História foi manipulada, o que queremos ou não já é manipulada e faz que acreditemos que muitos fatos históricos ocorreram, o que na verdade, é uma mentira. (ver Educação Como Instrumento de Manipulação)
- Sexualidade Desenfreada: Eu ia usar o outro termo, mas preferi usar o termo bem conservador. O acontecimento, que já é claramente presente nos dias de hoje, será ainda mais natural para a o Novo Mundo admirável. Não haverá mais sexo por amor e sim sexo por prazer, puramente por prazer. O romantismo que existe nos tempos de hoje morrerá e tudo será lógico e perfeito como prega a sociedade perfeita. Por tornar o conceito do amor inconcebível, sexo é apenas uma forma de lazer. Como eu disse em outro artigo, as amizades, serão todas amizades coloridas, pois será possível você transar com todos os seus amigos, sem sentir nenhuma sequer culpa.Você pode ser pedófilo e transar com crianças e adolescentes, sem se preocupar se vai ser preso ou não, pois a sexualidade será bem ativa até entre as crianças, pois a mesma infância será movida pelo sexo. Os brinquedos usados pelas crianças nessa nova sociedade, são o que hoje encontramos em lojas conhecidas como Sex Shops. (ver Pornografia e Internet)
- Aborto, Questão de Estabilidade Social: Repetindo a clássica frase de Mustafá Mond, que não há civilização sem estabilidade social, como consenquência dos itens anteriores é inevitável não pensar nesse assunto.Como homens e mulheres nascerão em sua maioria neutros (inférteis), é possível haver uma pequena porcentagem de mulheres férteis que são submetidos a exercícios e substâncias anti-concepcionais. E no caso de gravidez, é só ir a uma clínica de aborto e fazer a operação. Tudo em nome da estabilidade social. Atualmente é proibido e muitas mulheres recorrem a isso clandestinamente, por não estarem prontar para assumir a responsabilidade como mãe. (ver O Aborto Como Questão de Saúde Pública, Política, Social e Moral)
- Medicina Preventiva: A medicina está deixando aos poucos de ser emergencial e caminhando apenas para preventiva. Controlado por drogas e entorpecentes manipuladoras, estas mesmas drogas ajudam a pessoa a manter seu corpo saudável. Isso já éstá se tornando cada vez mais no nosso dia-a-dia, e no futuro, os leitos de emergências ficarão menos movimentados, ficando reservados apenas para acidentes ou doenças comuns em idosos. As pessoas viverão mais, ao contrário no que fora dito no livro. Mas quando há uma presença onipresente e onisciente das drogas e entorpecentes, como o soma, pode ser que isso seja válido. (ver Sexta Meta: Combater a AIDS, a Malária e Outras Epidemias em Geral)
- Avanços Tecnológicos: Na época em que o livro foi publicado, era até inconcebível um telefone celular e internet. Mas por outro lado, já era concebível a ideia de um aparelho voador pessoal, como acontecem com carros e motocicletas. Imaginação que foi fonte de muitos filmes futuristas e contos do mesmo gênero. O mesmo Huxley previu o cinema 3D, que fora implantado há pouco tempo e retorna com força no ano passado. Fora outros avanços tecnológicos,em que é possível imaginar o uso de aparelhos semelhantes ao iPads,onde os personagens faziam suas anotações. (ver Como Nascem os Super-Heróis?)