Para quem leu o artigo que falei sobre a gerência do tempo, deve ter percebido que consigo fazer várias coisas dentro do mesmo dia. São raras as pessoas que consegue ter uma capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, mesmo entre as mulheres (o que é um mito, pois tanto homem quanto as mulheres têm essa capacidade, mas isso é assunto pra outro post). Vale ressaltar que essas limitações, não físicas, pois o cérebro, muito mais evoluído, potente e avançado que qualquer supercomputador existente, tem essa capacidade, as pessoas tem, embora muitos acham que não. Para isso, existe uma técnica muito simples e promissora, conhecida como a Técnica do Pomodoro, que quer dizer tomate em italiano.
Esta técnica foi desenvolvida na Itália, como forma de obter maior eficácia em suas tarefas rotineiras. É uma técnica que preza pelo planejamento, controle de tempo e dá maior capacidade do executor de tarefas em estimar prazos inclusive. Ele recebe esse nome, porque o idealizador dessa técnica usava o relógio de timer em formato de tomate (pomodoro no italiano). Claro que essa técnica não prevê as interrupções que não foram previstas para essa tarefa, mas isso tem a ver com outra técnica que foi dita neste outro artigo. Mas ela é muito importante para o sucesso de seus planos e execuções de suas tarefas, para garantir o sucesso.
A técnica permite que escolha uma atividade, de acordo com a complexidade e/ou prioridade, e com isso, determinar o seu tempo e estimar. Essa tarefa, ao invés de serem executados continuamente, também prevê interrupções em um curto prazo de tempo, para em seguida prosseguir novamente. Esse curto tempo de interrupção pode ser gasto com distrações e hobbys, ou com outras coisas prazerosas, como forma de reorganizar seu cérebro e as ideias para prosseguir com seu trajeto já com as ideias reorganizadas e terminar essa atividade com maior qualidade.
Por padrão, o tempo de execução de tarefa será dividido em ciclos de 30 minutos, sendo que 25 minutos é reservado para a execução da tarefa e os outros 5 minutos são para o descanso e distração, ou seja para reorganizar as ideias. Por exemplo, se foram necessários 2 horas para execução de uma tarefa, então você gastou 4 ciclos do pomodoro. A técnica do pomodoro também prevê um descanso de 15 a 30 minutos a cada 2 horas de execução de tarefas, ou seja, 4 ciclos do pomodoro. Essa técnica mostra que não podemos ficar continuamente trabalhando sem cessar, como relógio, do contrário, não conseguiremos executar as tarefas com qualidade, pois o descanso é importante para o sucesso da execução de uma tarefa.
O relógio que deu o nome à técnica |
Eu posso personalizar meus ciclos de pomodoro? Sim, mas tem que ter em mente que o tempo gasto para a execução de uma tarefa simples, deve ter a extrema importância e reservar um pouco tempo para distração, ou seja, tem que seguir proporcionalmente ao pomodoro padrão, de preferência. Você pode por exemplo executar uma tarefa por 30 minutos contínuos e reservar 7 minutos e 30 segundos para o descanso e distração, por exemplo. Mas o que não pode ser feito é reservar metade do tempo para atividade e outra metade para distração ou ter mais tempo de distração que a execução de atividades. Você tem que dar prioridade à execução de tarefas, para garantir o sucesso de cada atividade. A tarefa que está sendo executada, tem a prioridade máxima, até que surja outra que não possa aguardar e que a tarefa corrente possa ser interrompida para continuar depois, sem causar nenhum prejuízo.
Por fim, a técnica de pomodoro é uma técnica simples, que usa tecnologias primárias como um timer. Ele também recomenda que faça as anotações para registrar suas tarefas e organizar o tempo de execução e no seu sucesso, e ainda visualizar as formas em que estão sendo executado. É uma boa prática para manter o seu tempo sempre organizado.