Recentemente saiu uma notícia de que escolas americanas estão aos poucos abolindo o ensino da escrita cursiva, conhecida como letra de mão. Aos poucos a arte de escrever com a mão está substituindo a escrita digital. Essa abolição se deve aos avanços tecnológicos, que faz com que a pessoa abandone a escrita cursiva, se dedicando a apenas para escrita digital. Essas mudanças tem seus dois lados da moeda. O lado bom disso, é acompanhar a evolução tecnológica, pois as pessoas tendem a escrever com seus garranchos cada vez mais incompreensíveis. O outro lado, é que vamos ficar totalmente dependente da tecnologia e atividades lúdicas, como escrever em paredes e usar a escrita, em caso da ausência total de tecnologia, já que não é qualquer lugar do mundo que podemos ter a disposição um computador ou telefone inteligente, conhecido como smathphone, conectado a internet.
Vamos explorar ao fundo o lado bom, primeiramente. O lado bom, é que isso favorecerá as pessoas que têm dificuldade de escrever com a “letra bonita”, pois as pessoas serão avaliadas pelo conteúdo, e não pela forma de escreverem, o que portanto, valorizará muito o conteúdo, e muitas pessoas poderão compartilhar seus conteúdos, suas ideias e as redações serão bem avaliadas, sem se preocupar com a caligrafia, pois o computador irá sempre manter a letra legível, além do próprio computador auxiliar o usuário na verificação ortográfica e ajuda a rever outras opções. Se o blog, por exemplo for escrito a mão, por, exemplo, ele terá de ser mais complexo, pois não seria possível explorar o conceito de hipertexto, onde os textos são linkados entre si e possui interatividade, o que só existe em escrita digital, como são os blogs, por exemplo.
O lado ruim, é que além da dependência da tecnologia, não seria possível desenvolver certas áreas do cérebro, criados com o aprendizado da escrita manual. Sim, a escrita à mão favorece a coodenação motora, que pode ajudar futuramente em realizar atividades que exigem precisão. Por fim, segundo especialistas, as pessoas no futuro irão ter dificuldades em ler manuscritos antigos, mesmo que caligráficos. A escrita à mão dá muito a liberdade para um indivíduo. A escrita à mão também é um ótimo recurso para rascunhar os trabalhos digitais, tornando os mesmos textos digitais com mais qualidade. Também é útil para fazer anotações rápidas que ajudam na organizações de tarefas, bastando apenas um lápis e papel, não bastando recursos avançados e tecnológicos.
Por fim, precisamos muito dos dois tipos de escrita, seja à mão, seja digital. Muitos dizem que caligrafia é uma arte, assim como é pintura, a música, a literatura, e o teatro e que poucos têm esse dom, para tanto, documentos antigos eram escritos por pessoas especializadas em escrever, na arte da caligrafia. Sim, obrigar pessoas a exercer uma arte chega a ser um absurdo, mas existe uma diferença entre a necessidade de se comunicar e fazer arte. Defendo sim a escrita à mão, e que ainda seja ensinada nas escolas, e que seja desenvolvida em conjunto com a escrita digital. O que deve ser discutido, não é fazer com que as pessoas escrevam com letra legível, seja manualmente, ou digitalmente, mas em fazer com que as pessoas escrevam bem, com bom conteúdo, um texto compreensível.