No passado não muito distante, tenho publicado alguns posts, relatando sobre o livro que acabei de escrever recentemente. Eu já sabia que publicar um livro não é uma tarefa fácil, mas não imaginava que era tão difícil assim. Agora estou podendo sentir na pele, a tamanha dificuldade de se publicar um livro no Brasil e montar uma carreira de escritor. Mesmo com apoio de amigos e familiares, chega a uma situação que chega a desanimar, mas eu ainda estou determinado a não engavetar este projeto, em que gastei praticamente quase dois anos da minha vida dedicando a ele e por isso, eu coloco aqui o meu desabafo.
Sei que muitos escritores iniciantes que escreveram livros muito bons, acabaram de vez abandonando seus projetos e engavetando eternamente, fazendo com que o Brasil perca a grande oportunidade de conhecer o mais novo grande escritor nascido em seu país, devido aos constantes nãos das editoras (não está na linha editoral, é muita página, etc) e também pelos altíssimos preços que os Agentes Literários cobram pelos serviços. Muito se fala da falta de interesse da população brasileira pela leitura, mas por outro lado, não podemos culpar simplesmente os pobres leitores “preguiçosos” e sim, a mídia e as próprias editoras que pouco incentivam a leitura para a população, epecialmente a população carente. Claro que a onda de filmes baseados em livros ajudou bastante a amenizar o problema em questão. Mas isso não resolveu completamente o drama que o mercado editorial e dos novos escritores, que estes últimos são os que mais sofrem com isso, pois os filmes baseados em livros são os livros escritos pelos autores estrangeiros e facilmente se torna um best-seller.
O que passo a mensagem a vocês que assim como eu pretendem ser escritores de sucesso, eu quero dizer que mesmo com os constantes nãos das editoras e mesmo com a facada profunda no seu pobre e humilde bolso que os Agentes Literários gostam de fazer, jamais desistam dos seus sonhos, porque desistir dos seus sonhos é o mesmo que desistir de viver. Antes de fechar este artigo, sabia que existe uma editora brasileira com sede no bairro Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro só aceita obras de escritores estrangeiros? Agora cá entre nós: que tipo de incentivo e apoio à leitura, que tipo de apoio que as editoras estão dando desta forma? Não é um absurdo?
Bom, amigos, como já tinha falado no começo, eu não vou desistir e um dia ainda vão encontrar um exemplar de “A Pedra da Gávea – O Mundo Secreto” nas livrarias. E com certeza verão mais outros livros meus depois deste.
Artigos Relacionados:
Outros artigos:
- Por que é tão difícil ser autor de um livro no Brasil?
- A difícil missão de publicar um livro no Brasil
Veja também: