“Doce de morango, sabor do pecado, morango no nome doce na cara, doçura sincera, corpo melado…” (Fábio Valentim – Doce de Morango)
Se inteligência é afrodisíaca, isso ninguém duvida. Tanto que existe uma famosa comunidade do Orkut que retrata muito bem o tema. Através da inteligência poderemos criar palavras e textos que fazem a pessoa sentir dentro delas e provocar sensações diversas. O meu abandonado blog erótico Caso Lídice (abandonado por falta de tempo) e também alguns poemas picantes como Doce de Morango, procura bastante explorar bastante este tema e esse recurso com bastante profundidade. Esse dom, acredito que não é exclusivo aos escritores, é possível qualquer um provocar diversas sensações no outro, sem ao menos tocar, ou ao mesmo estar presente. As palavras podem ser faladas ou escritas, o que importa é o que ela pode provocar. É claro que tudo isso depende da completa compreensão de um do outro na etapa da comunicação.
A arte de provocar sensações como a escrita, como eu dizia, era mais para escritores. Quem jamais teve excitações ao ler as obras de Nelson Rodrigues, Júlio Ribeiro, ou ao ler um romance curioso de Vladimir Nabokov? Claro que existem milhares de outros escritores, que sequer conseguiram publicar um livro na época, mas sabiam muito bem esse dom de provocar excitação e sensações em uma pessoa apenas com palavras. Atualmente essa arte é mais comum em redes sociais, SMS, salas de chats e programas de mensagens instantâneas (como o MSN, por exemplo). Dizem o provérbio que uma imagem vale mais que mil palavras, mas nem sempre é assim. As palavras podem ser tornar muito mais importantes que imagens, quando se trata de provocar sensações.
Com um pouco de criatividade, você será capaz de provocar sensações maravilhosas para o receptor da mensagem, mesmo que a pessoa jamais tenha visto o teu rosto. Não falo apenas de excitação ou desejo sexual para outra pessoa, falo de sensações de amor, de paz, de carinho e amor. Talvez seja por isso que existe uma teoria de que a internet aproxima os que estão longe e afastam os que estão perto, pois a maior parte das pessoas se interagem através das palavras, pois é raro uma conversa com webcam ou por voz, pois há uma cultura de abrir somente para as pessoas que tem mais intimidade. Logo, provocar sensações com as palavras nos dá uma conversa bastante prazerosas em nossas vidas, que nos acrescentam.