Em Busca do Sentido da Vida: Trabalho

Diz um filósofo que o trabalho nobrifica o homem. O trabalho é uma forma de termos uma dignidade, de vivermos como cidadãos dignos e de construirmos uma vida feliz. O trabalho expressa e molda a identidade do indivíduo, mostra o que a pessoa realmente é. O trabalho é uma forma de expressar a sua vocação, o seu objetivo de vida, logo, é o principal meio de alcançarmos o sentido da vida.

 

Há aqueles que trabalham apenas e unicamente para se sustentar, ou seja, garantir comida, vestimenta e moradia, não se importando com a sua vocação, com seu objetivo de vida. Estas, no entanto, levarão uma vida vazia, sem nenhuma esperança de atingir a plena felicidade e viver etermamente na dependência. Nada melhor do que trabalhar para ter a total independência, em todos os sentidos, principalmente a econômica e moral. Para se ter a total autonomia em tudo que se faz e deseja, só é conseguido com trabalho, disciplina e perseverança, pois é tendo autonomia sobre sua vida que chegaremos ao sentido que a própria vida direciona.
Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de