Atitudes do governo, na intervenção do dia-a-dia dos cidadão, deixa a sociedade preocupada. |
Em mais um ato institucional do governo, as próximas vítimas agora, são os blogueiros, especialmente os que permitem comentários anônimos, como este aqui. O principal argumento é que o tal fato, denigre a constituição, onde afirma que é garantido a liberdade de expressão, sendo vedado o anonimato. Falam-se tanto da liberdade de expressão, que há casos de censura por parte do governo, tanto na blogosfera, quanto nos grandes jornais. Não por propagarem calúnia e difamação, mas por mostrarem certas verdades, que feriram o ego dos nossos governantes.
O projeto de lei em questão (ato institucional), prevê o controle e a responsabilização dos blogueiros sobre os comentarios anônimos em blogs, além de obrigar os comentários estar moderados e ainda, obrigar os blogueiros a fornecer dados como identidade e CPF, no ato do cadastro, dando liberdade para o governo monitorar as informações trafegadas em cada blog ou site. A justificativa é para prevenir das ofensas mostradas no blog. Para quem não sabe, a República Popular da China possui uma lei exatamente igual a essa, cujo objetivo é ter o total controle do que é falado nos blogs chineses. Logo, quem pensar em criticar o Partido Comunista Chinês, se sentirá mais intimidado, pois tanto a pessoa que fez o comentário, quanto o dono do blog, serão duramente perseguidos pelas autoridades.
Felizmente, ou não, está sendo discutido o marco civil da internet, que determina as regras do bom uso da internet, procurando beneficiar a todos. O que não pode, é promover ataque a liberdade de expressão e a banalização do sexo, especialmente entre os adolescentes. Vale salientar que os blogueiros tem de ter a total liberdade de determinar a política de publicação de comentários, sem a coerção do governo. Os donos do blog têm sim, a responsabilidade sobre os comentários, principalmente os anônimos. E uma vez aceitado, está sendo condinzente com a pessoa que comentou, ou seja, ele é um cúmplice da palavra.
O anonimato não deve ser proibido e sim, tolerado. Ela é uma ferramenta muito útil em sociedades em que o estado interfere na vida particular e na sua liberdade de expressão, e onde a hipocrisia reina em nossa sociedade. Só é lovável a proibição do anonimato, em nações verdadeiramente democráticas, sem máscaras, sem hipocrisia.