Sim, esse é o debate que está sendo discutido na comunidade científica, o que põe em xeque, o conceito de amor eterno, transformando ele em um mito, ou até mesmo num dogma. O amor tem sim, prazo de validade, e tem tempo de duração, que é aproximadamente 7 anos. Muitos casais, independente da situação, passam pela crise, chamada “crise dos 7 anos”, onde o próprio relacionamento, que geralmente é tida como uma linda e emocionante história de amor, é posta em xeque, sendo que poucos conseguem sobreviver. Por outro lado, vemos casais idosos que já estão juntos há mais de 50 anos e ainda se amam verdadeiramente. Então os cientistas estão errados?
Um erro muito comum em nossa sociedade como todo, é que as pessoas costumam confundir amor com paixão. Até mesmo os grupos mais conservadores sabem disso e entendem que a paixão é passageira, mas ainda sim, afirmam que o amor é eterno, assim como este blogueiro também acredita no amor eterno. Vamos primeiramente olhar para casais idosos, que creio que seja uma boa fonte de estudo. Como eu disse no parágrafo anterior, eles podem ter passado mais de 50 anos casados e ele se completam e vivem muito felizes. Ainda hoje é comum ver afetos e carinhos, de quando eles eram simplesmente namorados. Um casal assim, deve ter resistido a todo tipo de tentações e tribulações que a vida pode oferecer e mesmo assim, resistiram como uma verdadeira rocha. Creio que nada seria capaz de destruir a relação que eles levaram a vida inteira para construir, ou seja, a felicidade deles é completa, e o amor é sincero, puro e verdadeiro, sendo feitos um para o outro.
Por outro lado, contrapondo a situação, existem muitos casamentos que mal completam um ano de vida. Os motivos são diversos e estão cada vez mais esdrúxulos, entre estes motivos, estão o fim do casamento por causa das dívidas. Sim, e isso não é raro, infelizmente. Está cada vez mais comum, o fim dos casamentos por causa de dividas e outros problemas que são naturais ocorrerem dentro de um casamento, como as tarefas de casa. É comum muitas vezes, ouvir lindas histórias de amor, de fazer inveja ao William Shakespeare, terminarem sem mais, nem menos em poucos meses depois de gastar fortunas e mais fortunas com as cerimônias e festas de casamentos. Talvez esse seja o motivo dos cientistas falarem que o amor tenha um certo prazo de validade, ou seja, 7 anos em média, como eu disse no começo, e é o que é pregado pelos acadêmicos do amor.
Nem sempre a beleza deve ser levada em questão! |
Então o que dizer aos casais idosos sobre esse possível prazo de validade ou então aos jovens enamorados que fazem todos os dias, as juras de amor eterno? Já estão fazendo até drogas e comprimidos que fazem a pessoa se apaixonar ou deixar de se apaixonar, como preveem os mesmos cientistas, pois estes mexem com os hormônios. Em meio ao mundo moderno, onde a ciência mexe até com as nossas crenças, a humanidade, que vai muito além da compreensão científica, pois a mesma está maquinando no combustível e essência fundamental para a existência do ser humano: o amor. Ao longo do aprendizado da vida, tenho percebido que o cientistas tem razão, sim, o amor tem prazo de validade. A relação pode sim se desgastar ao longo do tempo, dando fim a uma linda história de amor que pode ter durado anos e anos, gerando inclusive frutos. E como é então possível, um casamento durar 50 ou até 80 anos, como vemos em casais de idosos? Eu disse que o amor é o combustível para a humanidade?
Sim, o amor, assim como a gasolina, tem o prazo de validade. Suponhamos que o casamento seja um carro. Um carro, quando se movimenta, ele consome todo o combustível, bem se o carro ficar por muito tempo parado na garagem, o combustível perde a validade. E como um veículo pode percorrer grandes distâncias, cruzando cidades, estados e até países inteiros? A resposta é simples: reabastecendo, renovando. Da mesma forma que é preciso trocar o óleo e o combustível, mesmo o carro estando há anos parado na garagem, sem rodar nenhum quilômetro. Assim é o amor, que tem que renovado e reabastecido periodicamente, de forma que possa fazer um ou outro feliz. O grande segredo é conquistar o seu parceiro por todos os dias, pois esta é a melhor forma de renovar o amor, pois daí, a renovação se torna diária, pois é desta forma que se garante a relação duradoura e eterna.
Essa falta de renovação pode ser a causa de muitas patologias dentro de uma relação, como as traições, por exemplo, mas isso é assunto pra outro post. Enquanto a humanidade caminha para a bestialização, para o “Admirável Gado Novo“, onde o politicamente correto impera de forma opressora, a gente tem que lugar para o direito de ser humano, de amar e ser amado. E por fim, lembremos que para uma relação ser eterna e duradoura, é preciso muito pensar que existem três bases: amor, respeito e confiança. São estes os três pilares que sustentam a casa, pois de um deles cair, a casa cai e se desmorona por completo. Relações precisam atravessar riqueza e pobreza, saúde e doença por todos os dias, para sempre.