Qual é o maior valor que a pessoa pode ter na vida? Este valor está dentro da pessoa ou nas coisas que ela tanto preza? O que faz uma pessoa se tornar realizada feliz para si própria? Qual seria o valor de um indivíduo, de uma pessoa que possa ser reconhecida por si própria e pelos outros como uma pessoa de bem, como é costumado falar. Quantas vezes ignoramos esse valor que existe dentro de nós, por uma certa pessoa disse a você que não vale nada? Quantas vezes, pelas pessoas ignorarem o valor que existe dentro de você, passa você também achar que não há nada de valor em você também.
Conhecer o seu valor é o passo fundamental para saber o sentido para a sua vida, o grande questionamento sobre sua própria vida. Se não compreendemos o grande valor que existe dentro de nós, jamais conseguiremos entender e compreender qual o real motivo de estarmos na atual situação, do porque estar exercendo esta profissão, do porque estar namorando ou casado com essa pessoa, acima de tudo, do real sentido da vida. Cabe única e exclusivamente a nós mesmos a descobrir esse valor o seu próprio valor que existe dentro de nós.
Para descobrirmos esse valor que existe dentro de nós, é importante navegarmos dentro do universo interior, olhar para as suas capacidades, suas faculdades, explorar mais as qualidades, aceitar seus defeitos, e eliminar os que incomodam. Às vezes um defeito de uma pessoa pode tornar a mesma pessoa especial, mas o que é necessariamente um defeito de personalidade? Poderia ser uma característica pessoal em que possa causar prejuízos e danos a mesma pessoa, mas às vezes as qualidades também podem trazer esses mesmos prejuízos. Logo, valores pessoais não são simplesmente um saldo entre qualidades e defeitos. Valores pessoais vão muito mais além do que possa aparentar.
Às vezes, os valores pessoais devem ser descobertos muito além seus amigos falam de você. O que você realmente é, nem sempre é o que as pessoas falam, principalmente quando você mesmo ignora este valor. Logo, o seu valor pessoal, pode ser entendido como o grande catalizador de qualidades e defeitos, e a essência de sua pessoa. É como a parábola de um mendigo que guarda um diamante dentro de sua sacola e ele mesmo nem sabe que ali, existe uma joia que poderia pagar todas as dívidas de uma cidade. Que podemos vasculhar esse universo interior, essa sacolinha, para que encontremos de fato esse diamante, esse objeto de grande valor.
Você pode até se surpreender nessa viagem interior desse universo, uma surpresa cujo você jamais imaginaria ter dentro de si mesmo. Logo, não basta explorar e descobrir estes valores, tem que se aceitar também, se aceitar por completo, com todos os seus valores, sejam através das qualidades e dos defeitos. Assim, estará tendo com grande clareza, vários pontos sobre si mesmo e inclusive, descobrir o seu sentido da vida.