Qual a Diferença Entre o Amor e a Paixão?

postado em: Relacionamentos | 0
serenata
Paixão é desejo, amor é conquista…

O título deste post, é uma pergunta que intriga a humanidade, desde os principio. Por muito tempo, quando se ainda se valorizava os relacionamentos cristalizados conservadores, essa questão chegou a ser até hoje, uma grande pergunta aguardada pela humanidade. Ao longo dos séculos, cada um ficou especulando os conceitos relativos em relação ao amor e paixão, mas ao longo do tempo, aprendemos a ter mais maturidade em relação a essas duas grandezas, que dominam e regem praticamente em toda a nossa vida. Então vou aproveitando meditando sobre esses mesmos conceitos.

Ao falarmos de paixão, falamos de uma coisa muito ligada aos instintos, desejos e vontades. Vemos a paixão, a algo ligado ao irracional, pois não existe justificativa para querermos sempre estar com a pessoa. A paixão tem a ver com o fogo, com o desejo de ter essa pessoa e viver com ela, o desejo de compartilhar a sua vida. Isso significa que a paixão é ruim? Não! A paixão é importante para a formação de relacionamentos amorosos, é uma força de atração entre os dois. Claro que paixões correspondidas, gera um novo amor…

E ao falarmos de amor, sim o amor, como tenho dito em outro artigo, é o combustível do relacionamento amoroso. O amor, diferentemente da paixão, é uma das bases do relacionamento amoroso, pois é ele que mantém as pessoas unidas, e fortes para encarar qualquer problema ou dificuldade. É o amor que nos dá gás a viver, que faz as pessoas ir até às estrelas e ainda tocá-las, enquanto a paixão, é apenas um convite para uma grande viagem. Amor vai muito além do que uma simples paixão, pois a mesma paixão nem sempre leva a relacionamentos fixos, pois a pessoa somente está interessada em ficar com ela, por algum momento.

Assim é a diferença entre o amor e a paixão! A paixão tem mais a ver com a sedução, com a atração, enquanto com o amor, tem mais a ver com a convivência e fortalecimento. Um relacionamento amoroso é o melhor lugar para trocar as suas essências, fazendo com que os entes se tornem praticamente um, sim, pois somente o amor pode manter as pessoas unidas, e ainda fazer com que a união seja fortalecedora. Logo, concluindo tudo isso, a paixão é a atração, enquanto o amor, mantém a união.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de