Em Busca do Sentido da Vida: Coragem

postado em: Sentido da Vida | 0
guerreiro
Dica de um bom guerreiro: a coragem não é a ausência do medo, é o domínio sobre o medo.

Para se ter uma grande realização na vida, é preciso ter uma atitude, um pouco de ousadia, cometer uma atitude que nem mesmo imagina que poderá fazer. É preciso antes de tudo, termos fé na nossa capacidade, mas fazer aquilo que tanto deseja, é preciso ter coragem. E preciso ter convicção daquilo que se pretende acreditar, para poder ter de conquistar aquilo que mais deseja. Isso vai além dos sonhos que desejamos ter. Ter coragem, é mais que planejar, pois planejar é o que dá mais certeza para seguirmos em frente, é ter um mapa e bússola para seguir numa floresta cheia de neblina.

Mas como tenho dito, não basta simplesmente planejar, tem que atitude e coragem para seguir em frente. Mesmo com todos os cuidados do mundo, mesmo com todo o conhecimento e a ciência do caminho que vamos percorrer, a gente corre riscos. Em tudo na vida, corremos riscos, e mesmo tendo em mente, a consciência destes mesmos riscos, não poderemos temê-las. Às vezes precisamos andar com os pés nus nas brasas, para podermos chegar aos nossos tão desejados objetivos nas nossas vidas. Medos sempre farão parte das nossas vidas, por mais corajosos que sejamos. Ter coragem é ter o domínio sobre o medo, pois a mesma coragem não é a sua ausência, e sim, o seu domínio. Da coragem, vem a convicção, os desejos, e inclusive, a fé, ou seja, a demonstração de sua fé, por completo.

É como se a gente tivesse passeando sobre brasas, descalço, mas isso é mais do que coragem, é ter a crença e a convicção de que seus pés não vão queimar sob essa ideia, e de fato, os seus pés não vão queimar. Alguns podem associar a coragem com loucura, mas na verdade, não é bem assim. As pessoas tem um costume muto ruim em confundir a coragem com loucura, especialmente as pessoas que exercem o papel de agentes do politicamente correto. Uma vida sem atos de coragem, mesmo que seja sofríveis, mesmo que a pessoa quebra a cara no final, passa a ser uma vida morta. Seguir um sentido para sua vida, é uma atitude para os corajosos, pois aquele que preferem viver no comodismo e conformismo, jamais conseguirão a tal empreitada. Logo, a coragem não é o oposto do medo, a coragem é o oposto do conformismo.

Isso significa que até os mais medrosos podem enfrentar as mais terríveis criaturas, como necessidade de sobrevivência, caso não encontrem a forma de fugir. Pois somente os conformados que aceitam tudo que acontecem ao seu redor, inclusive, de serem devorados por esses monstros, mesmo sabendo que isso não é bom para eles. É a coragem, principalmente quando vem da necessidade, principalmente quando vem do desejo, nos convida a fazer coisas que nem mesmo acreditamos que somos capazes. A coragem, combinado com fé e esperança, bem como as convicções (não confundamos com cabeças-duras ou teimosia), pode nos fazer milagres. O milagre do sentido da vida.

No fim de tudo, não há nenhuma atitude mais corajosa, que enfrentar si próprio, não deixar ser derrotado por si próprio, vencer seus monstros interiores, que insistem em te deixar no fundo do poço e não sair de lá. Monstros que existem apenas em você, monstros que querem vencer. É preciso sim, vencer os adversários que existem dentro de nós, para no fim, vencermos os adversários que estão fora de nós. Ser forte e ter domínio completo de si, é a maior prova de um homem corajoso e guerreiro, e isso realmente não está associado a loucura. Loucos são aqueles que têm seus dons e não usam, tem chances de vencer na vida, mas preferem viver no seu comodismo, podem ser sinceros consigo mesmos, mas preferem ser normais.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de