Todos nós sabemos que as drogas fazem mal a saúde, pois causa dependência e mata. Todos nós ouvimos sim, seja nas palestras escolares, em campanhas televisivas, nas rádios e em vários meios de comunicação. Ainda assim, é muito comum as pessoas entrarem no mundo das drogas, para um verdadeiro caminho sem volta, que muita das vezes, é de muito difícil o tratamento. As pessoas acabam entrando nesse mundo negro e obscuro por diversos motivos, como por exemplo, curiosidade, ou procurar um meio de fugir dos problemas pessoais, com qual esteja passando. As drogas acabaram se tornando uma questão de saúde pública e social.
Sim, as drogas se tornaram uma questão de saúde pública, porque a pessoa está exposta a sérios danos físicos e psicológicos, chegando a sobrecarregar o sistema de saúde, com a crescente demanda da venda das drogas. Vale ressaltar que é extremamente difícil uma pessoa se recuperar do vício das drogas, mesmo que as mesmas estejam internadas em clínicas de recuperação, exige muita paciência e muita das vezes, muitas expensas financeiras. Salvar um ente querido do mundo das drogas é extremamente doloroso e custoso. Nada mais justo que cair no velho ditado popular de que prevenir é melhor do que remediar. Nada como muito diálogo com seus filhos, bem como tirar os mesmos dos ambientes em que é comum os jovens entrarem no mundo das drogas, são fatores que ajudam muito.
As drogas, por consequência, acabam também se tornando uma questão social também, que potencializa a violência, o que não fica restrito apenas a grandes centros urbanos, embora esse problema seja mais comum nestas regiões. As drogas acabam trazendo sérios problemas para quem nunca consumiu drogas, pois pessoas passarão a cometer delitos, para poderem sustentar o vício, para poderem continuarem consumindo mais e mais drogas. E quem lucra com isso, são os traficantes, que dominam e oprimem o cidadão pobre, que praticamente tem seus direitos básicos restritos, como o direito de ir e vir, por exemplo. Com tantos problemas sociais, o governo ainda usa meios ineficientes de combate às drogas, através de métodos violentos, aumentando ainda mais o medo e o terror entre os moradores mais carentes (os trabalhadores, no linguajado das comunidades carentes), que não tem para onde ir, sendo obrigados a conviver com a rotina perigosa, gerada pelas drogas.
Seja qual for o caso, as drogas trazem caos, e não há outro caminho a não ser sofrimento e morte. É caótico para a sociedade que paga o preço pelos delitos que os viciados fazem, para sustentar os seus vícios, tato para a família do viciado, que sofre com pesadelo sem fim, desestruturando em várias áreas, sejam elas afetivas ou materiais, e ainda é caótico para o próprio viciado, que começa a deixar de viver, para se tornar meramente um cadáver vivo, com toda a fome e necessidade de consumir mais e mais drogas. A pessoa deixa de viver, para viver toda a sua vida em função das drogas, abandonando os amigos, os amores e até mesmo a família. Vale lembrar que as drogas é um verdadeiro caminho praticamente sem volta, que só leva a sofrimento, morte e destruição.