O título deste texto pode parecer um clichê de um comercial de automóveis, ou de livros de auto-ajuda, mas se pararmos para analisar a verdade, percebemos que isso é uma grande verdade, um fato inerente e persistente em nossas vidas. Tudo o que vemos, tudo o que sentimos e tudo o que somos, são frutos de uma escolha. São as mesmas escolhas que dizem quem realmente somos. Podemos destruir completamente os nossos sonhos, por escolhas precipitadas ou bem sucedidos por escolhas sensatas, e em casos raros, por mais pura sorte. Passamos a vida fazendo escolhas certas e erradas, mas nunca sabemos na hora, apenas quando o tempo passa e percebemos que as nossas escolhas não foram boas. Tudo isso ocorre e acontece, porque todos nós temos o livre arbítrio, ainda que haja fatores que queiram impedir de ter esse dom, esse direito de escolher. Todos nós somos livres para escolhermos, mas acabamos sempre meros “escravos” da lei da causa e efeito, ou seja, todas as nossas escolhas acarretam em consequências, sejam elas boas ou más.
Como muitos devem concordar comigo, em muitas escolhas que fizemos na vida, a gente acaba na grande maioria das vezes, tendo consequências ruins, ou seja, uma série de sofrimentos que parecem não ter fim, vivendo um verdadeiro inferno ainda em vida. Vale lembrar que 90% dos nossos sofrimentos, são causadas por nós mesmos, única e exclusivamente por nós mesmo, pelas nossas escolhas. Não porque não gostamos de sofrer, mas por conta das nossas escolhas erradas. Claro que quando a bola de neve gerada pelas nossas más escolhas, acabam crescendo de uma forma, ao formar um avalanche, em que a situação chega a ser insuportável, achando que nada tem solução para sair da situação. Sim, eu penso que a vida é um imenso labirinto do Fauno, Minotauro e outras criaturas horrendas e assustadoras, que põem medo a qualquer um que se aventurar neste complicado terreno chamado vida.
Contudo, a vida é feita de escolhas, devemos nos aproveitar das boas escolhas que fazemos, e superar, aprendendo com as más escolhas que fazendo. Aproveitar as boas escolhas, sem vangloriar, sendo humilde e superar as más escolhas, sem ter que ficar lamentando pelo que escolhemos. Eu sei que uma escolha pode mudar totalmente a sua vida, e toda e qualquer escolha é importante. Sim, uma simples escolha, quando é correta, evita muitas dores e problemas e sonhos roubados e destruídos. É preciso mais do que tudo, desenvolver a sabedoria e o discernimento para cada escolha que fazermos, e só conseguiremos escolher c mais qualidade, quando a gente tiver mais experiência. Não se obtém a maturidade apenas lendo livros, muito menos pelo tempo de vida, mas pela experiência que carregamos ao longo das nossas vidas.