Fé, Esperança e Paciência

"E acima de tudo, jamais perder a esperança..."
“E acima de tudo, jamais perder a esperança…”

A cada virada do ano, durante a queima de fogos do réveillon, a gente entra no clima de esperança e desejo, querendo que  as coisas melhorem, para que a nossa vida possa melhorar e nossa vida mudar. É claro que a mudança tem de partir de nós mesmos, pois a mudança não vai acontecer magicamente com a virada do ano, ao pular as sete ondas. Em primeiro lugar, devemos acreditar em nós mesmos, que somos capazes de lutar sem medo e com bravura, realizar o que tanto queremos. É preciso acima de tudo, sermos os verdadeiros motores da mudança, para que possamos a vida melhor surja e seja realizada, pois a meta melhoria deve partir de dentro de nós, mas jamais de fatores externos. É preciso mais do que tudo uma convicção para agir para lutar para o que mais desejamos, batalhar a cada dia, para tornarmos grandes vencedores e sejamos não sendo apenas meros sonhadores, mas realizadores de sonhos. De nada adianta pedir para que venha mudanças, se não move nenhuma palha para tornar isso real. De nada adianta pedir que tudo mude magicamente, se ainda vivemos no conformismo. O importante é nunca desanimar e não permitir que ninguém tire esse sonho e desejo que vem inteiramente dentro de você.

Mas a atitude que foi o estopim, para a nova vida, foi feita e o passo já foi dado. E justamente quando damos o primeiro passo, e em seguida outro e mais outro, às vezes damos a impressão de que os passos que estamos dando para o que tanto queremos e desejamos, não está indo de uma maneira satisfatória. É como se conseguimos fugir da ira do faraó, atravessar um mar a pé enxuto e ficar anos e mais anos andando em círculos no meio do deserto, e nada da tão sonhada Terra Prometida. Exemplificando a metáfora, a gente faz uma caminhada e encontramos muitas pedras, espinhos, barreiras e abismos, que às vezes nos faz cair, machucar, ter medo e ainda voltarmos a uma situação de ostracismo, conformismo e até mesmo a uma situação de que estávamos anteriormente e quase sempre de uma forma bem pior que era antes, pois as pessoas, as coisas ou qualquer outra influência que faziam de tudo para te manter num estado em que estava, vão agir de uma maneira mais potencializada, de uma tal forma com que você jamais saia daquela situação, até mesmo morrer se apodrecendo com o próprio veneno do conformismo. Sim, é fato incontestável de que a mudança é uma atitude muito difícil, que nem todos tem a coragem ou não querem mudar a situação. Muito complicado mesmo a situação, pois de fato não é fácil, mas de algum jeito ou de outro, você vai tomar uma coragem de seguir em frente, se não quiser ser devorado.

Enfim, informo que escrevo para aqueles que lutam e batalham diariamente, sem se cansar, pelos seus sonhos, desejos e coisas melhores para a sua vida, que nunca e jamais deixemos de sonhar e alcançar os nossos objetivos. Sei que vamos encontrar muitas dificuldades em nossas vidas, mas devemos ter três coisas muito interessantes para vencermos a nossa empreitada: fé, esperança e paciência. Na verdade, são itens mais necessários e fundamentais para os guerreiros do dia a dia. Acima de tudo, termos fé em nós mesmos, não necessariamente nas forças externas, inclusive Deus, pois ele criou todos nós para a nossa felicidade. Ter fé, confiar  seu taco, na sua capacidade, é um passo importante para conquista do que mais desejamos, pois a obra sem fé, é uma obra sem sentido, que morrerá em seguida e não perdurará, da mesma forma que uma fé sem obras, é uma fé morta.

Devemos ter acima de tudo, esperança, mas a esperança de que tudo que estamos fazendo, é para algo maior, ainda que tudo pareça ou realmente esteja além das nossas forças, mas faça tudo o possível, mesmo que não tenha atingido o tal objetivo e a tal meta. Que ao longo da nossa vivência, tenhamos apenas duas opções: ser feliz ou morrer tentando. Conseguir, ou morrer tentando, mesmo em meio a frustrações, mesmo diante das tempestades, das dificuldades e principalmente da escassez. Escassez daquilo que necessitamos e precisamos para poder conseguir o que tanto desejamos. Mas desistir, deve ser sempre uma opção a ser descartar, pois grandes guerreiros e pessoas de bem, jamais desistem, lutam e batalham a cada dia, pois mesmo as pessoas que nada conseguiram, mas lutaram bravamente, estas pessoas deixarão um grande legado, mesmo que seja reconhecida apenas por uma única pessoa, pois isso não importa. O que importa é que você pode construir algo que te fez crescer e muito. Lembre-se que a vida não termina num túmulo, ela vai muito além, e enquanto você for lembrado, você sempre estará vivo. A esperança é uma chama poderosa, sim, ela é uma chama, e como toda e qualquer chama, precisamos o tempo todo de alimentar ela, para que ela jamais se apague, pois o dia em que a chama se apagar, a gente acaba se entregando para a derrota.

A esperança nos convida a exercitar a nossa paciência, a mesma paciência, que somente é desenvolvida através das adversidades e das dificuldades da vida, pois sem as mesmas adversidades e as provações que passamos pela vida, acabamos nem desenvolvendo este dom da paciência. A paciência é um dos grandes dons, um diamante, que nos faz mostrar que somos uma pessoa de grande valor, pois o mesmo diamante só é valioso depois de lapidado. É justamente a paciência que nos faz manter o nosso foco, em meio às tempestades, seria como um verdadeiro farol, uma bússola em meio ao nevoeiro escuro, que ao invés de nos entregar ao pânico e ao desespero, sem perder a esperança e principalmente a fé, para que o nosso barco não naufrague. Devemos ter paciência sim, pois ela é a resposta às provas e expiações de que somos mais fortes que ele, e que confiamos puramente para sermos os grandes vencedores. Em resumo, sem a paciência, perdemos a esperança, e assim perdemos a fé, e entramos no abismo do desespero, tomando muita das vezes atitudes impensadas e precipitadas, que ao invés de edificar, porá tudo por água abaixo. A paciência é um importante meio de força para que possamos resolver nossos problemas com destreza, sem sofrer desastrosas consequências…

Por fim, é preciso ter fé para tomar o primeiro passo e acreditar no que faz, esperança para jamais desistimos dos nossos objetivos, sonhos e desejos, e paciência para que não permita com que as dificuldades e as tribulações da vida, possam tirar o foco em seu objetivo. Esse deve ser as três principais ferramentas para o vencedor. Sei que deve ter muitas outras qualidades para se tornar um vencedor, mas sem a fé, esperança e paciência, não existe vitória, seríamos meros seres sem sonhos, sem vontades, sem desejos, pessoas mais ou menos, ou poderia dizer de pessoas sem vida, sem direito de pensar, de sonhar e de desejar. Que não cairemos nas armadilhas que o conformismo oferece, pois o porto seguro não é eterno.
Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de