Trem-Bala no Brasil

postado em: Governo, Tecnologia | 0
Agora estamos diante de maior projeto faraônico que o Brasil já teve, depois da Rodovia Transamazônica, que é o projeto do Trem-Bala, que pode se tornar uma das principais propostas das camapanhas eleitorais este ano. (A diferença, é que o projeto da Transamazônica foi um grande fracasso que até hoje há trechos instransitáveis e 99% do trajeto é barro puro).

O projeto em questão a ser discutido, é o trem-bala ligando Rio de Janeiro (Central do Brasil) a São Paulo (Estação da Luz), com o seu comprimento total de 412Km, 95 túneis e 125 viadutos, cujo o trem pode percorrer na velocidade de até 280 Km/h, com a viagem durando uma hora e vinte minutos. Segundo dizem os jornais, o projeto tem o custo total de nove bilhões de reais e levará sete anos para ficar pronta, e além do mais, o dinheiro virá da iniciativa privada (o que eu duvido muito), ou seja, não vai sair nenhum tostão do Governo. Bom, espero que o Lula e o José Serra não fiquem dando uma de César Maia, que costuma prometer projetos desta magnitude e raramente cumpre.

E você paulista que está bastante cansado de pegar os engarrafamentos para ir às praias de Santos e Guarujá, pode ficar animado que vai ter trem-bala que vai te levar para as melhores praias do mundo e sem engarrafamentos. E também é uma ótima oportunidade para quem mora no Rio e trabalha em São Paulo, por exemplo, mas também não se anime tanto. O valor da passagem estimado é de U$53,00 e pela cotação do dólar de hoje, vai custar R$115,01, se fosse inaugurado hoje, que é quase um terço da ponte aérea Rio-São Paulo pela Gol e menos que o dobro da passagem de ônibus pelo Itapemirim. E além do mais: o intervalo é de 15 minutos e tem capacidade para 855 passageiros. Não é uma maravilha!

Antes desse trem-bala Rio-São Paulo entrar em voga, falava-se também do trem-bala ligando Goiânia a Brasília. Bom, issso seria um grande desperdício de dinheiro, pois isso não vai atender uma demanda necessária. Se fosse ligar do Rio de Janeiro a Brasília e Goiânia, via Belo Horizonte, tudo bem (fica até uma sugestão por aqui). Também posso sugerir que criassem um trem-bala ligando Rio de Janeiro a Salvador. Imagine, em pleno Carnaval, em uma hora você está vendo o desfile da Mangueira na Sapucaí e outra hora você está pegando um trio elétrico com a Ivete Sangalo nas ruas de Salvador.

E para encerrar este artigo, quero deixar o link com as promessas não cumpridas dos políticos, e entre eles está justamente o trem-bala do Luiz Paulo Conde (segundo item). Parece que o Lula leu este blog e tirou essa idéia. Ah, e para os curiosos, a foto deste artigo é do trem-bala espanhol na qual o governo brasileiro está inspirando. E falando em governo brasileiro, a oposição parece não estar gostando da idéia. Veja aqui. E também não esqueçamos, pois este artigo ficará arquivado para se cobrado aos políticos mais tarde.

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de