A entrevista é a parte principal de qualquer processo seletivo e com isso, é muito comum as pessoas ficarem ansiosas neste momento que muita das vezes, chega a ser bastante delicado. Também é importante frizar (isto você não encontra no Você S/A ou em nehuma outra revista ou livro sobre o assunto) que a entrevista é uma avaliação em mão dupla, ou seja, a empresa te avalia, bem como também você avalia a empresa. Se você pensar desta forma, estará aumentando as chances de conseguir um bom emprego, o que dará a impressão de que o entrevistador está conversando com o profissional que quer crescer junto com a empresa e não com uma pessoa mendigando um serviço apenas pra pagar as dívidas. As empresas não gostam disso, pois elas querem um profissional e não um “escravo”[1].
Avalie você também a empresa e veja se o ambiente de trabalho é bom, se a renumeração é safisfatória e o cargo oferecido é realmente o que você quer, pois do contrário, se tornará um funcionário desmotivado e não irá produzir nada, chegando a manchar o teu profissionalismo. Se isso não te satisfaz, não tenha medo de dizer que não está encaixado no perfil e não tem interesse. Tá bom, eu entendo que você precisa da grana pra pagar as contas e comprar as coisas que você quer, mas é melhor ganhar o salário mínimo fazendo coisas que você gosta e se sente satisfeito do que ganhar uma foturna fazendo coisas massantes e enjoadas, te deixando insatisfeito. Lembre-se que as oportunidades sempre aparecem e com certeza você vai ser aprovado em uma delas.
Para avaliar, faça com que o entrevistador diga todos os detalhes sobre a vaga que está sendo oferecida, inclusive a renumeração. Se ele não te passou todas as informações que deseja saber, não hesite em fazer perguntas e também deixa o entrevistador ficar à vontade ao falar sobre a renumeração. Se você ficar insistindo muito sobre o assunto, vai passar a impressão de que você está lá só por dinheiro, conforme eu disse no final do primeiro parágrafo. Veja abaixo, mais dicas para encarar a entrevista com mais tranqüilidade:
– Elabore um bom currículo. Marque a entrevista (preferencialmente) por telefone ou enviando o e-mail. No segundo caso, é bom enviar o currículo em anexo.
– Procure conheçer a empresa através de website ou de folder fornecido pela mesma com atencedência.
– Seja pontual e chegue no máximo cinco minutos antes da entrevista (é sério). Pois é muito comum você ficar de dez a quinze minutos aguardando para entrevista. Eu cheguei a ficar uma hora esperando para o início da entrevista (um cúmulo). E se você chegar a atrasado, peça desculpas pelo atraso e explique tasmbém o motivo. Caso você sentir que vai chegar muito atrasado, devido a um imprevisto, ligue para empresa ou mande um e-mail par amarcar a outra data.
– Vá com roupas comportadas e profissionais. Homens vão de calça (pode ser jeans) e camisa polo ou de malha e mulheres, evitar roupas curtas e muito decotadas. Também é bom evitar o excesso de bijuterias e jóias, a não ser que a empresa seja informal. Terno e gravata, somente para área de Direito ou para cargos de alto escalão.
– Seja sincero e fique a vontade durante a conversa. Expresse bem a sua personalidade e procure não pareçer um andróide (ou robô) na frente do entrevistador. Aja naturalmente e não precisa ficar com olhos “colados” no rosto do entrevistador. Você pode até olhar para janela e para os quadros de relance, mas tem que mostrar o interesse.
– Aperte a mão da pessoa que vai te entrevistar e sempre dê cumprimentos
– Procure evitar de falar muito sobre sua vida pessoal. Não é por que você costumava maltratar a ex-namorada que você vai deixar de ser um profissional.
– Reforce o marketing pessoal que você expressou no cuirrículo, dizendo todas as atividades, suas glórias e conquistas profissionais, bem como os seus conhecimentos adquiridos.
Se o entrevistador te disser: “Espere o contrato ou o telegrama em casa” é sinal que você não foi aprovado na entrevista, sem chances nenhuma, mas isto está deixando de ser comum, já que telegrama está ficando ultrapassado. Mas se o entrevistador te disser “Vou analisar com mais calma, pois tenho mais pessoas pra te entrevistar e depois te ligo ou mando e-mail”, é o sinal que você ainda tem chances de entrar e o entrevistador ainda vai entregar as anotações feitas na entrevista ao responsável pela vaga ( no caso é o gerente, diretor, supervisor, etc) e ainda há possibilidade de entrar. Seria bom se dissesse “Você está contratado e seja bem vindo”. Então é só e uma boa entrevista para todos.
[1] Usei este termo escravo, pois isto está me lembrando das épocas passadas (no período feudal, por exemplo), que quando a pessoa tem uma dívida com outra e não pagar, ou ele paga com trabalhos forçados (e forçados mesmo), ou vai preso ou se torna um escravo (esse último era muito comum nos tempos antes de Cristo).