Em Busca do Sentido da Vida: Sonhos

postado em: , Sentido da Vida | 0
Este homem tinha um sonho, lutou por ele, e deixou seu legado.
Este homem tinha um sonho, lutou por ele, e deixou seu legado.

De que são feitas as grandes realizações, os grandes feitos e principalmente, de que são construídos os legados? Grandes nomes da História da Humanidade não surgiram do dia pro outro, surgiram de um desejo, de um sonho. Eles viviam e eram tratados como pessoas comuns como eu e você, e por tomar atitudes inovadoras e grandes feitos, os tornaram especiais, os tornaram gigantes, perante à História. E o que estes grandes nomes tiveram de comum? A capacidade de sonhar e transformar este sonho em realidade. É esta capacidade de sonhar nos dá uma grande motivação, uma alegria de viver e nos dá a perspectiva de vida. Claro que uma pessoa para mudar uma sociedade é uma tarefa difícil, mas não é impossível. É como uma gota de oceano que se multiplica e contamina todo o meio, até que o oceano se torna bastante irreconhecível, totalmente diferente do que ele era antes.

O sonho só acaba, se você quiser.

Pode ser que você não mude o mundo, mas você é capaz de realizar um grande sonho. Não precisa ser um líder de igualdade racial, rei, cientista, músico ou até mesmo o astronauta. Pode ser um carpinteiro, um engenheiro, enfermeiro, médico, professor. Pode ser que seu nome nunca aparecerá em uma manchete de jornal ou muito menos nos livros de História, mas o que importa, é que você ao realizar o seu sonho, está dando uma pequena contribuição para o grande salto para humanidade, ou seja, contribuiu com um tijolo para a construção de um grande castelo. Cada um de nós temos um tijolo para construir, assim como os grandes nomes da História, mas estes contribuíram com o tijolo que se tornou indispensável para a estrutura do castelo.

Agora vamos focar para o lado individual. Por que pretende realizar este sonho? É por causa do dinheiro, das riquezas? É porque quer trazer alegria para a sua família, para os seus pais ficarem cheios de orgulho? É para se mostrar superior e especial dentro de uma comunidade? Ou é porque é o que mais ama e mais deseja dentro do seu coração? Os sonhos tem de vir de si próprios e não de influências externas, seja família, amigos, dinheiro, entre outros. Ainda que tenha que enfrentar e guerrear contra essas influências, você não deve desanimar em procurar e buscar pelos teus sonhos, pois são eles que te dão o verdadeiro valor, o verdadeiro sentido da vida, que traz a grande alegria de viver, uma forma de ser feliz e principalmente buscar o sentido da vida.

Para que estes sonhos se tornem realidade, você terá que trabalhar muito para que estes se realizem. Às vezes é preciso ter muito pulso firme e ainda tomar atitudes radicais. Não é uma tarefa fácil, não mesmo! Terá muito que enfrentar tempestades e guiar seus horizontes e por fim, jamais desistir deles. Se for preciso luar sozinho, que lute, mas se precisa de alguém, se precisa confiar em alguém, é preciso antes de todos, confiar em si próprio. Se não tiver uma autoconfiança, jamais conseguirá dar mais nenhum passo a frente e estará rodando em círculos. Tendo sua autoconfiança e também a humildade, poderá também confiar em pessoas certas que possam te apoiar e te ajudar a enfrentar tempestades e monstros que aparecerão pelo caminho, até chegar na grande realização do sonho. Ainda que seja o grande sonho que brotastes apenas no seu coração, mesmo que ninguém que você deseja reconheça esse feito, a sua alegria estará completa, e isso é o mais importante!

 

Seguir Fábio Valentim:

Analista de Sistemas e Escritor

Uma pessoa que está sempre disposta a acreditar nos sonhos, no amor e na felicidade até as últimas consequências. Sou proprietário e editor-chefe do Baú do Valentim.

Últimos Posts de