Primeiramente vamos ter como base, apenas o que aprendemos nas escolas. Você logo verá que existem controvérsias entre fatos históricos que as envolvem. O Tratado de Tordesilhas é uma destas controvérsias. O acordo, que na verdade é um bula papal que divida a América entre portugueses e espanhóis, foi feito seis anos antes das viagens de Cabral. Como se deve repartir as terras que até então eram desconhecidas? E vale lembrar que mapas cartográficos eram segredos de estado para Coroa Portuguesa, uma vez que o reconhecimento destes descobridores só veio no final do século XIX.
Agora vamos ampliar os nossos conhecimentos, obviamente, o Tratado de Tordesilhas foram fundamentadas principalmente nas grandes conquistas da marinha chinesa, comandadas por Hong Bao e Zheng He no ano de 1421, através de navios de 130 metros de comprimento, que para aquela época, eram uma monstruosidade para os europeus. Estes navios tinham capacidade de quardar suprimentos para que a tribulação pudesse suportar a travessia de um oceano. Tudo em nome da globalização baseada nos pensamentos de Confúncio. Eu disse globalização? Sim, exatamente, os chineses iriam implantar a globalização há seis séculos atrás, para simplesmente todas as nações que vivam livres e tenham relações comerciais com todas. Muito parecida com as teorias de Adam Smith, Karl Marx e dos intelectuais norte-americanos da época da Guerra Fria. Também não poderemos retirar os méritos dos vikings e fenícios, como disse anteriormente.
Os Vikings saíram das Ilhas Britânicas para manter relações comerciais com os nativos da América do Norte por volta do ano 1000. Os fenícios também costumavam passear em terras brasileiras entre 800 a.C. e 500 a.C., cujo seu principal destaque na história, foi o Badezir, encontrado nas inscrições gravadas na Pedra da Gávea, situada no Rio de Janeiro. Preciosidades destruídas pelos bandeirantes no século XVII revelavam (que até então eram escondidas) cidades e fortificações, da mesma época em que a Grécia Antiga vivia no seu auge, no Nordeste Brasileiro, Minas Gerais e Mato Grosso. Outra prova é que os índios já mostravam habilidades em negociar quando os portugueses chegaram aqui, provando que alguém chegou antes deles.
Agora que você leu até aqui, vou fazer mais uma vez a pergunta: Quem descobriu o Brasil? Se você batia o pé jurando que foi o Cabral, agora deve estar com dúvidas em relação a isto. Outro fato importante é que devemos discutir: a idade do Brasil. O Brasil tem 506 , 585 ou 2850 anos? Caso a Comunidade Científica aceite estes fatos, o Brasil seria o país tão antigo quanto Israel e Egito. E assim vamos discutindo as controvérsias da História…
* A imagem foi tirada do site www.1421.tv.